23h : 53min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Previdência divulga calendário de pagamento do INSS de 2017

Novo calendário está disponível para consulta no site da Previdência

Comentar
Compartilhar
26 NOV 2016Por Francisco Aloise 11h30
Segurados do INSS já podem ir consultando as datas em que receberão seus benefícios previdenciários e se programando para o ano de 2017Foto: Matheus Tagé/DL

Aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS que têm  auxílios por incapacidade e outros benefícios mensais podem ir se programando para receber os benefícios do INSS no ano que vem. É que a Previdência Social acaba de divulgar o calendário de pagamentos de benefícios 2017.

O novo calendário de pagamentos do INSS já está disponível para consulta na página da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).

Os depósitos seguem a mesma metodologia de anos anteriores. Os primeiros segurados a receber são aqueles que ganham até o piso previdenciário, correspondente ao salário mínimo, e ocorre durante os cinco últimos dias úteis do mês. O pagamento para quem recebe acima do mínimo começa nos primeiros cinco dias úteis do mês. Quando a data de pagamento cair em feriados, o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte.

Em janeiro de 2017, a folha de pagamento começa no dia 25 e termina no dia 7 de fevereiro. Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do seu cartão de benefício, excluindo-se o dígito.

A Previdência paga todos os meses mais de 33 milhões de benefícios, injetando na economia do mais de R$ 37 bilhões.

Para definir o dia em que o dinheiro será depositado são levados em consideração o valor que o segurado recebe e o final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito. Terão o dinheiro primeiro os segurados com benefício de até um salário-mínimo. O pagamento começa cinco dias úteis antes do final do mês. Já para quem recebe acima do piso nacional, o calendário começa no primeiro dia útil do mês.

Quando a data de pagamento coincide com feriados, o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte. Isso acontece, por exemplo, no pagamento de fevereiro. Por causa do Carnaval, no dia 28, o dinheiro cairá na conta entre 20 e 24 de fevereiro e, depois, seguirá entre 2 e 8 de março.

Aposentado já consegue consultar o valor do 13º

A segunda parcela do 13º salário do INSS já aparece nos extratos de pagamento dos aposentados que ganham acima do salário mínimo e que terão o dinheiro depositado na conta a partir do dia 1º.

A folha de pagamentos já está pronta e quem quiser saber o valor exato de seu benefício, basta acessar o site da previdência social, pela internet.

Os segurados que ganham salário mínimo já estão recebendo o 13º desde quinta-feira. O abono natalino é pago junto com o benefício do mês de dezembro.

Os demais segurados vão receber os dois benefícios a partir do dia 1º de dezembro. O calendário de pagamento seguirá até 7 de dezembro.

Atualização de cadastro do INSS não precisa ser agendada

Os segurados que precisam atualizar o tempo de contribuição no Cadastro Nacional de Informações Sociais do INSS não precisam mais fazer o agendamento.

Eles podem ir direto à agência da Previdência Social ou esperar o pedido da aposentadoria para fazer a inclusão dos anos de trabalho que estão fora do cadastro.

A decisão de não fazer mais o agendamento desse serviço foi comunicado a todos postos do INSS do País através de um memorando interno.

Se você tem algum documento para provar um tempo de serviço a ser inserido em seu cadastro previdenciário, pode, portanto, ir direto a um posto do INSS.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar