X

Sindical e Previdência

Portuários terão novos benefícios

Governo se reúne com trabalhadores e diz que vai normatizar, por decreto, novas questões trabalhistas

Publicado em 11/06/2013 às 16:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Governo deve emitir nos próximos dias decreto que vai normatizar questões trabalhistas que não foram regulamentadas pela nova Lei dos Portos. No último sábado, representantes da Federação Nacional dos Portuários (FNP) e das demais federações portuárias se reuniram com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para debater o assunto.

Para o presidente da FNP, Eduardo Guterra, ao cumprir o compromisso de ouvir os trabalhadores, o governo dá um passo fundamental para equilibrar as relações capital x trabalho no setor portuário. A pauta de reunião na Casa Civil incluiu a composição e atribuições do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), e do Consad, (Conselho de Administração das companhias Docas).

A representação dos trabalhadores no Consad será exclusiva dos empregados das Docas. Na ocasião foi discutida, ainda, participação no Conselho de Supervisão do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), aposentadoria especial, normatização da Guarda Portuária, renda mínima, benefício assistencial diferenciado para os que não atingirem a contribuição necessária à aposentadoria e treinamento.

Os vetos à nova lei dos portos começam a ser analisados amanhã no Congresso (Foto: Arquivo/DL)

O governo federal vai criar um programa de qualificação para os portuários nos moldes do Pronatec (Programa de Acesso ao Ensino Técnico). Ficou acertado ainda que os trabalhadores participarão junto a Secretaria de Portos da criação do regramento para atuação da Guarda Portuária.

Além de trabalhadores, participaram do encontro representantes do Ministério do Planejamento, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Portos, Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Geral da Presidência da República. A reunião aconteceria inicialmente no próximo dia 13, mas foi antecipada, a pedido da ministra Gleisi Hoffmann.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter