X

Sindical e Previdência

Portuários suspendem greve

A decisão foi tomada após a Codesp aceitar parte da contraproposta elaborada pelos trabalhadores

Da Reportagem

Publicado em 27/08/2017 às 22:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os portuários decidiram na noite deste domingo suspender a paralisação de 24 horas prevista para amanhã, segunda-feira, a partir das 7 horas da manhã / Divulgação

Os portuários decidiram na noite deste domingo suspender a paralisação de 24 horas prevista para amanhã, segunda-feira, a partir das 7 horas da manhã. A decisão foi tomada após a Codesp aceitar parte da contraproposta elaborada pelos trabalhadores.

O adicional noturno que ia causar grande impacto na vida de 809 trabalhadores foi mantido da forma como é hoje. A empresa queria reduzir de 50% para 20% mas o SINDAPORT solicitou que o índice fosse mantido diante da grande quantidade de empregados que seria atingida. Após o pleito do SINDICATO, Alex Oliva, solicitou que o adicional continue na forma como é pago atualmente, em 50%.

Sobre o reajuste salarial, o SINDAPORT vai aguardar uma posição da Companhia nos próximos 60 dias diante da possibilidade acenada pelo presidente da Codesp, Alex Oliva, de uma reunião conjunta, em Brasília, na sede da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).  O presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos, explicou durante a assembleia que a Codesp havia encaminhado para a Secretaria de Portos/Ministério dos Transportes proposta de aumento de 3,6% mas o Governo não autorizou o reajuste aos portuários de Santos.

Foi mantido pela empresa o pagamento do vale-refeição/alimentação extra no mês de dezembro e seguindo a exigência da lei 9.656/98, viúvas e dependentes terão que pagar a partir de agora 100% do valor do plano de saúde.

A Codesp recuou na proposta do empréstimo de férias, que havia sido feita, e não abriu mão de reduzir o pagamento referente ao quebra de caixa apenas para os funcionários que realmente manuseiam dinheiro na tesouraria.

Assembleia
 
Na quarta-feira, os empregados da Codesp, representados pelo SINDAPORT decidiram cruzar os braços a partir das 7 horas de segunda-feira, 28 de agosto, caso a estatal não aprovasse a contraproposta formulada pela categoria. Como na sexta-feira, a Companhia chamou o sindicato e procurou atender alguns itens, a categoria reunida na noite deste domingo decidiu suspender a paralisação de 24 horas.

"Vamos continuar conversando com a Codesp para que o aumento salarial seja dado de acordo com o INPC. Vamos pressionar a SEST, a Secretaria de Portos e o Ministério dos Transportes para que o reajuste salarial seja autorizado e pago retroativamente a 1º de junho, data-base da categoria".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter