X

Sindical e Previdência

Petroleiros vão fazer greve de 2 horas hoje na região

Trabalhadores da Petrobras vão fazer paralisações e também protestos contra tentativa da privatização da empresa

Da Reportagem

Publicado em 20/05/2016 às 06:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Petroleiros estão mobilizados contra a possível privatização da Petrobras e prometem fazer protestos / Matheus Tagé/DL

Os petroleiros do Litoral Paulista vão fazer greve de protesto hoje em todas as unidades da Baixada e Litoral. Eles vão retardar a entrada em serviço por duas horas. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite de terça-feira na sede do Sindipetro, em Santos, e na sub-sede, em São Sebastião.

Os trabalhadores estão atendendo ao chamado da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que indicou aos cinco sindipetros a realização das assembleias com o indicativo de um Dia Nacional de Lutas nesta sexta-feira. Essa mobilização, segundo o sindicato, visa preparar uma resposta da categoria ao processo de desmonte dos direitos dos petroleiros e à tentativa de privatizar a companhia e o pré-sal.

A direção do Sindipetro diz que neste pacote estão incluídas a venda de ativos, o PIDV, a suspensão do contrato da operadora do benefício-farmácia, o não pagamento da PLR, as demissões em massa de terceirizados, entre tantos outros problemas.

Em nota, o Sindipetro diz: “A expectativa dos companheiros presentes em nossa assembleia é que o mesmo gesto se repita nas demais bases não apenas da FNP, mas também de todos os sindicatos, mesmo que não seja possível construir essa unidade nacional nesta data. Diante dos ataques que a categoria já vem enfrentando, e que irá enfrentar, não há como vencer e resistir sem a reedição da unidade na luta de todos os trabalhadores da Petrobras”.

Consenso

Durante a assembleia, houve consenso sobre a necessidade de realizar este dia de luta, tendo como contraste apenas duas propostas: atrasos de uma hora ou de duas horas em todas as unidades. Por maioria, o indicativo escolhido foi de mobilizações de duas horas.

“Sabemos que este primeiro movimento ainda é modesto para o tamanho da nossa luta, mas foi assim também em 2015. Começamos com setoriais, atrasos, assembleias ainda tímidas, para depois a mobilização ganhar corpo. Esperamos que neste ano o trabalho que estamos realizando tenha o mesmo desfecho: uma categoria disposta ao enfrentamento, disposta a lutar pela Petrobras e pelo pré-sal”, ressaltou Adaedson Costa, coordenador-geral do Sindipetro-LP e secretário-geral da FNP.

Calendário

As próximas semanas serão de intensa atividade para os petroleiros. Além do Dia Nacional de Lutas, o sindicato realiza, no sábado (28), o Congresso Regional do Litoral Paulista e, no domingo (29), a 2ª Caminhada em Defesa do Pré-sal e da Petrobras.

Já no dia 2, para atualizar a categoria sobre os problemas relativos à Petros, a entidade organiza palestra com os conselheiros eleitos do Fundo de Pensões, Silvio Sinedino e Ronaldo Tedesco. Toda a categoria está convocada para as atividades, que carregam como ponto em comum a organização coletiva da luta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter