Promo DL

Nei é eleito presidente da nova federação nacional de portuários

Ao relatar, chorando, que estivadores de Manaus passam fome, sindicalista de lá foi aplaudido

Comentar
Compartilhar
13 SET 2017Por Da Reportagem19h30
Rodnei Oliveira, o Nei, em pé, na solenidade de fundação da nova entidade nacional da categoria, realizada na manhã de ontemFoto: Vespasiano Rocha

O presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, o Nei, foi eleito, na manhã de ontem, presidente da Federação dos Estivadores, Capatazia e Portuários do Brasil (­Fecpb).

A eleição ocorreu no sindicato dos Operários Portuários de Capatazia de Santos (Sintraport), quando foi fundada a nova federação, que será registrada em cartório e no ministério do trabalho, em Brasília, nos próximos dias.

A nova entidade se contrapõe às federações dos estivadores (FNE), dos portuários (FNP) e dos conferentes, consertadores, vigias, trabalhadores de bloco, arrumadores e amarradores (Fenccovib). A solenidade reuniu sindicalistas de outros portos.

Um deles, Ivo Nascimento, estivador de Manaus (AM), chorou em seu discurso, e arrancou aplausos do auditório, ao dizer que sua categoria passa fome por estar sem trabalho há mais de um ano.

Colunas

Contraponto