X

Sindical e Previdência

Estivadores em greve invadem navio após protestos no Porto

Oito trabalhadores foram detidos ontem após dia de protestos e manifestações da categoria

Da Reportagem

Publicado em 23/09/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estivadores tiveram dia bastante tumultuado ontem / Rodrigo Montaldi/DL

A Polícia Federal deteve oito estivadores, na manhã de ontem, logo após protestos na Libra Terminais, que culminaram com invasão ao navio Ocean Blue. Segundo a direção do Sindicato dos Estivadores, os protestos são contra a utilização de mão de obra estrangeira nas operações de navios naquele terminal marítimo.

Segundo o sindicato, a Libra chamou a Polícia Federal e a tropa de choque da PM para conter a manifestação dos estivadores em seu terminal, na Ponta da Praia, em Santos.

A federal levou os trabalhadores para a delegacia, a militar está no terminal e o navio ‘Ocean blue’ voltou a operar com mão de obra estrangeira, contrariando a Lei dos Portos e a Constituição Federal.

Embora em greve, os estivadores, segundo informa a direção do Sidestiva, estavam a bordo, desde as 7 horas, na defesa dos postos de trabalho. Eles impediam que a embarcação operasse carga e descarga com mão de obra própria.

A greve nos terminais de contêineres Santos Brasil, Libra e Brasil Terminais Portuários (BTP), iniciada às 7 horas de segunda-feira (19), entra em seu quarto dia.

O presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva, o Nei, reclama que as empresas utilizam mão de obra estrangeira, como tripulantes dos navios, para os serviços de estivagem.

“Como homem de fé, rezo para que nada aconteça com esses trabalhadores que são obrigados a operar em condições que eles não conhecem, correndo risco de acidentes”, observa Nei.

Complexo

Segundo ele, o trabalho da estiva, “embora muitos não saibam, é altamente complexo e difícil, exigindo experiência de quem se propõe a executá-lo. Um descuido e ocorre acidente”. “É de uma irresponsabilidade a toda prova a ganância dos empresários que submetem inocentes a esse risco”, diz o sindicalista. Segundo ele, a carga também pode sofrer avarias.

“Uma carga mal estivada pode causar problemas tanto na operação de carga e descarga quanto no transcurso do navio em alto mar, colocando em risco a tripulação”, explica Rodnei.

Ele diz que os terminais BTP e Santos Brasil vêm utilizando essa mão de obra nos últimos dias. Ele esperava que a Libra, com seu primeiro navio programado, não agisse da mesma maneira.

“Para evitar prejuízos com a nossa greve, as empresas submetem homens a condições altamente perigosas, numa lógica avarenta e desumana”, pondera o presidente do sindicato.

Ele explica que há medida liminar judicial proibindo a utilização de mão de obra estranha à estiva nas atividades e lamenta que as empresas desrespeitem as autoridades.

“Os terminais não respeitam a Justiça, o Ministério do Trabalho e não temem sequer a Polícia Federal, que vêm acompanhando de perto o problema e exigindo providências”.
 
MPT

A greve dos estivadores de Santos não é ilegal nem abusiva e suas reivindicações são procedentes. A conclusão é do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parecer divulgado ontem.

O documento é assinado pela procuradora Vela Lúcia Claro e está agora anexado ao processo de dissídio coletivo de data-base que tramita no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Sopesp nega operações nos terminais com estrangeiros

O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), representando as empresas componentes da Câmara de Contêineres, em nota, repudia veementemente as invasões aos terminais portuários e embarcações coordenadas pelo Sindicato dos Estivadores de Santos, ocorridas na manhã desta quinta feira (22).

É completamente inverídico o argumento do Sindestiva de “repúdio às empresas de contêineres por utilizar mão de obra estrangeira”. O Sopesp reitera que os terminais não contratam mão de obra estrangeira. Os trabalhos relacionados à movimentação de contêineres nos navios são 80% automatizados, e, desde que iniciada a greve, nesta segunda-feira (19), as peações e despeações nos navios estão sendo realizadas por um pequeno contingente de trabalhadores vinculados. Inclusive, vale destacar, que estes trabalhadores estão trabalhando sob fortes ameaças.

Com relação aos pleitos da categoria, vale ressaltar que as empresas aceitaram a proposta de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) para reajuste salarial de 10%, retroativo à março (data-base da categoria), e VR de R$ 30,00 para os avulsos.

As empresas portuárias lamentam a insistência do Sindestiva em descumprir a decisão judicial proferido no acórdão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que prevê a realização de 33,33% de suas operações com avulsos e de 66,66% com vinculados e em vigor desde 01/7/2016.

O Sindestiva  presta um desserviço à população e, principalmente, aos próprios trabalhadores de sua categoria com a propagação de pleitos superados, que já foram exaustivamente discutidos em mesa de negociação e/ou deliberados em Tribunal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter