X

Sindical e Previdência

Estivadores de Santos farão greve de 24 horas nesta sexta-feira

O diretor social e de imprensa do sindicato, Sandro Olímpio da Silva ‘Cabeça’, comunicou a greve aos empresários por meio de ofício

Da Reportagem

Publicado em 18/04/2018 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na foto, a assembleia que lotou o sindicato, na manhã desta terça-feira / Divulgação

Os estivadores de Santos paralisarão o porto por 24 horas, nesta sexta-feira (20), conforme decisão de assembleia de campanha salarial, na manhã desta terça (17).

O diretor social e de imprensa do sindicato, Sandro Olímpio da Silva ‘Cabeça’, comunicou a greve aos empresários por meio de ofício, protocolado no começo da tarde.

O documento, endereçado ao presidente do sindicato patronal dos operadores portuários do estado de São Paulo, João Almeida, reclama da falta de resposta às reivindicações.

Com data-base em março, os estivadores estão em ‘estado de greve’ desde 16 de março. A assembleia está em caráter permanente desde dezembro de 2017, quando foram aprovadas as reivindicações.

A categoria já fez duas passeatas e paralisou o porto em 12 de março. A primeira passeata foi em 26 de fevereiro. A segunda foi no dia da greve, em 12 de março.

A reivindicação, segundo Sandro ‘Cabeça’, “é sempre a mesma: negociação. Queremos negociar a já procuramos o Sopesp muitas vezes, para tentar abrir negociações”.

Segundo o secretário-geral do sindicato, Josué Sampaio ‘China’, a intransigência “é inexplicável. O Sopesp negocia com todos os sindicatos portuários, menos com o nosso”.

Reivindicações

Os estivadores reivindicam basicamente a manutenção do mercado de trabalho, o “não extermínio dos avulsos nos terminais” e melhores salários. A pauta foi aprovada em 27 de dezembro.

Eles querem tratar do regramento do trabalho a bordo e passagem do cadastro para o registro, entre outros assuntos. O sindicato aguarda resposta sobre a convenção e os acordos coletivos de trabalho.

Os acordos, segundo ele, definem pontos econômicos. E a convenção coletiva define regras de direitos e deveres das duas partes: “Queremos acelerar as negociações, para que não se arrastem”, diz o sindicalista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter