X

Sindical e Previdência

Centrais sindicais fazem atos e paralisações hoje

Em pauta está em destaque a luta contra a PEC 55, antiga PEC 241

Da Reportagem

Publicado em 25/11/2016 às 08:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Articulada pelas centrais sindicais como um Dia Nacional de Paralisação e Greves, esta sexta-feira (25) será marcada por diversos protestos na Baixada Santista. Em pauta está em destaque a luta contra a PEC 55, antiga PEC 241, que pode congelar por até 20 anos os investimentos em saúde e educação, mas também as possíveis reformas trabalhista e previdenciária. Outra bandeira é a defesa do emprego.

Estudantes que ocupam a Unifesp Silva Jardim, em Santos, sindicatos que compõem a Frente Sindical Classista da região e coletivos feministas se reuniram no último dia 21 para traçar estratégias comuns de mobilização na Baixada Santista. Resultado deste encontro, foram articuladas diversas ações conjuntas para não deixar a data passar em branco. Estão integradas às atividades categorias como servidores de Santos, metalúrgicos, petroleiros, bancários e trabalhadores do judiciário federal e estadual.

A principal atividade do dia será o Ato Unitário, às 19 horas, na Praça da Independência, em Santos. Entretanto, outras atividades acontecerão ao longo do dia e servirão de espaço de divulgação para o protesto no Gonzaga. Às 7 horas, por exemplo, os trabalhadores da Petrobras irão atrasar por algumas horas o início do expediente na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão. Em campanha reivindicatória, a categoria aproveitará o dia nacional de luta para ampliar as mobilizações que já acontecem desde o início da data-base, em setembro.

Às 11h30, na Praça Mauá, estudantes da ocupação na Unifesp realizam aula pública para explicar à população as principais razões do movimento realizado na universidade há quase um mês. Logo após esta atividade, ainda na Praça Mauá, será realizado às 13 horas um ato e panfletagem com sindicatos, coletivos e demais organizações. A atividade contará com o reforço de trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Estadual, que ao meio-dia realizam protesto em frente ao Fórum de Santos, na Praça José Bonifácio, e na sequência se deslocam até a Praça Mauá.

Já às 17 horas, diversos coletivos feministas realizam o ato ‘Nem uma a menos’ contra a violência à mulher. Em todo o mundo, 25 de novembro é conhecido como o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. A concentração será na Avenida Conselheiro Nébias, próximo à Unisantos do campus Dom Idílio). Por fim, como fechamento do dia, haverá o ato unitário das 19 horas na Praça Independência, em Santos.

Para ampliar a divulgação das atividades, os estudantes, sindicalistas e coletivos que integram este dia de luta elaboraram um vídeo explicando as razões pelas quais a próxima sexta-feira (25) será marcada por protestos. Além disso, o objetivo é ao longo do dia distribuir panfleto com a programação completa, tendo como destaque o ato final das 19 horas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter