X

Sindical e Previdência

Baixada Santista perde mais de 15 mil postos de trabalho

Mercado de trabalho teve 15.704 vagas fechadas em 2015. E o desemprego continua neste ano

Da Reportagem

Publicado em 03/05/2016 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Empregados demitidos de empresa de turismo aguardam homologações no Sindicato dos Rodoviários / Divulgação

Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged-MTE), no acumulado de janeiro a dezembro de 201

5, o mercado de trabalho formal na Baixada Santista acumulou um fechamento de 15.704 postos de trabalho formais.

O desemprego, segundo a pesquisa aponta vários setores da economia. A área mais afetada, entretanto, nos últimos meses foi o setor ­metalúrgico.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, Florêncio Resende de Sá, Sassá, 4.100 postos de trabalho foram fechados no setor, sendo que o impacto maior ocorreu na Usiminas de Cubatão, com cerca de 2.100 ­demissões.

“As demissões começaram no final do ano passado, com a Usiminas dando a largada. A partir daí houve um efeito “­dominó” nas demais empresas metalúrgicas que prestam serviços para a Usiminas. Não tem um só dia que não haja homologações de demissões aqui no sindicato e isto é realmente muito triste”, lamenta o líder sindical dos ­metalúrgicos.

Na última quinta-feira, a Ecoporto demitiu 140 empregados de uma só vez e também a Taypas Turismo seguiu o mesmo ritmo demitindo cerca de 70 funcionários. Todos foram homologar suas demissões no ­Sindicato dos Rodoviários de Santos.

Varejista

Em fevereiro, o varejo do Litoral fechou 891 postos de trabalho, resultado de 2.323 admissões contra 3.214 desligamentos. Em 12 meses, foram eliminados 2.322 empregos com carteira assinada, o que levou a um recuo de 2,7% do estoque total, que atingiu 83.237 trabalhadores formais no mês.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Das nove atividades analisadas, apenas o setor de farmácias e perfumarias registrou crescimento no total de empregos formais em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2015 (0,3%).

Os setores que apresentaram recuos mais significativos foram os de concessionárias de veículos (-15,2%); de lojas de móveis e decoração (-7,2%); e de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de ­departamento (-6,1%).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter