X

Saúde

Soja transgênica vai virar gel contra o HIV

A pesquisa foi publicada agora pela revista Science e comprova que as sementes de soja geneticamente modificadas constituem a biofábrica mais eficiente para produção da proteína cianovirina.

Nilson Regalado

Publicado em 18/02/2018 às 17:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os pesquisadores também estão desenvolvendo uma soja que produzirá o hormônio do crescimento / Divulgação/Governo Federal

Uma variedade de soja transgênica poderá se transformar em importante aliada no combate à aids. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) conseguiram extrair da leguminosa uma proteína capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano. A descoberta foi feita em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e a Universidade de Londres. 

A pesquisa foi publicada agora pela revista Science e comprova que as sementes de soja geneticamente modificadas constituem a biofábrica mais eficiente para produção da proteína cianovirina. Assim, a leguminosa passa a ser uma opção barata e viável para obtenção em larga escala da proteína, que também pode ser retirada de algas marinhas, a um custo maior.

Desenvolvida desde 2005, a pesquisa para obtenção da cianovirina visa a produção de um gel com propriedades viricidas para que as mulheres apliquem na vagina antes do relacionamento sexual. 

Porém, os pesquisadores ressaltam que o gel não é uma vacina contra a aids e nem um substituto ao preservativo, mas um coadjuvante importante na prevenção à doença, especialmente na África onde a camisinha não é bem aceita pelos homens.

Os biofármacos, ou medicamentos biológicos, são obtidos a partir do uso de microrganismos ou células modificadas geneticamente. A técnica consiste em inserir genes de interesse farmacológico em plantas que possam assimilar suas propriedades. Os biofármacos chegam ao consumidor com menor custo e valorizam ainda mais o agronegócio brasileiro ao agregar valor às plantas.

Os pesquisadores também estão desenvolvendo uma soja que produzirá o hormônio do crescimento, utilizado por pessoas com déficit de altura, e ainda trabalham com o isolamento de genes de aranhas brasileiras a fim de desenvolver fibras sintéticas flexíveis e resistentes, como as da teia.

Projeto quer o confisco...
Recém-apresentada no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 376/17 determina que o Estado brasileiro exproprie as fazendas onde houver a utilização de milícias armadas.

...de fazendas brasileiras...
A PEC estabelece também que os bens de valor econômico e os armamentos apreendidos sejam confiscados e revertidos em benefício da segurança pública, da reforma agrária e das Forças Armadas. O conceito de milícia armada será definido posteriormente em lei.

...onde haja...
Conforme documentos divulgados pela Pastoral da Terra da Igreja Católica, o Brasil é campeão mundial no assassinato de boias-frias, quilombolas, indígenas e lideranças pró reforma agrária. 

...milícia armada
O problema é que a PEC, de autoria do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), não deverá prosperar no Congresso Nacional, dominado pelos grandes fazendeiros da elite rural brasileira.

Economize na peixaria
Robalo, siri, espada, manjuba, abrótea, cambeva, carapau, olho de boi, oveva, truta e xaréu estão no auge da safra em fevereiro, portanto, com preços mais baixos nas peixarias que no restante do ano.

As baleias, as manjubas...
O Projeto Baleia à Vista contabilizou a aparição de pelo menos oito baleias de Bryde no Canal de São Sebastião no começo de fevereiro, especialmente na região sul de Ilhabela, entre a Ponta da Sela e o Bonete. As baleias vistas na região são grandes, têm de 12 a 13 metros, e pesam 20 toneladas.

...e o espetáculo 
da natureza
O motivo para o aparecimento de tantos cetáceos próximo à superfície é a fartura de cardumes de manjuba nesta época do ano em todo Litoral Paulista. O pequeno peixe é um dos alimentos favoritos das baleias de Bryde...

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter