X

Saúde

Ministério da Saúde quer vacinar 120 mil indígenas

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 mil profissionais foram destacados para a operação, que conta com 202 mil doses de diferentes vacinas

Agência Brasil

Publicado em 28/04/2016 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação dos índios, incluindo os que vivem em populações isoladas”, informou o ministério, por meio de nota / Divulgação

Todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do país iniciam, no próximo sábado (30), a imunização de cerca de 120 mil indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 mil profissionais foram destacados para a operação, que conta com 202 mil doses de diferentes vacinas.

“O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação dos índios, incluindo os que vivem em populações isoladas”, informou o ministério, por meio de nota. A cerimônia de abertura do mês de vacinação será na aldeia Ypegue, no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. A ação é parte da Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde.

Ainda de acordo com o ministério, os indígenas devem receber doses de vacinas contra hepatite A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, varicela, formas graves de tuberculose, gastroenterites causadas por rotavírus, HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), influenza, pneumonias, meningites e outras infecções bacterianas graves.

“A ideia é intensificar a imunização da população mais vulnerável, como crianças de até 4 anos, mulheres em idade fértil e idosos que vivem em áreas de difícil acesso e onde há baixa cobertura vacinal. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas também definirão quais as áreas prioritárias de suas regiões”, acrescentou o Ministério da Saúde.

Logística e transporte

Os investimentos previstos para a operação somam mais de R$ 4 milhões, incluindo recursos para logística, transporte e imunobiológicos. Mais da metade da equipe envolvida na vacinação é composta por agentes indígenas de saúde e de saneamento.

Também participam profissionais que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.

Em 2015, foram aplicadas 141 mil doses de vacinas em 115.863 indígenas de 849 aldeias. Além da imunização, foram realizadas avaliação nutricional, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, consultas de pré-natal e exames laboratoriais e clínicos, totalizando mais de 100 mil atendimentos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Motociclista morre em colisão com motorista alcoolizado em Guarujá

O motorista do outro carro era um comerciante, de 44 anos, e estava alcoolizado, conforme apontou teste do etilômetro

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter