X

Saúde

Incontinência urinária também é coisa de homem

A disfunção acomete uma a cada três pessoas e pode surgir também como consequência de tratamentos de câncer de próstata

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2018 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fatores psicológicos como depressão e ansiedade também somam para o quadro. / Fotos Públicas/Divulgação

A incontinência urinária, que se caracteriza pela perda involuntária de urina devido a uma disfunção da musculatura pélvica, acomete uma a cada três pessoas acima dos 60 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, apesar de ser mais comum em idosos, a disfunção também pode atingir pessoas mais jovens por diferentes fatores.

O uro-oncologista Marcelo Bendhack, Presidente da Sociedade Latino-Americana de Uro-Oncologia (UROLA), Doutor em Uro-Oncologia pela Universidade de Düsseldorf (Alemanha) e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, ressalta que a incontinência urinária, apesar de ser mais comum em mulheres, também acomete uma boa parcela de homens, em determinadas circunstâncias: “especialmente em condições de obesidade, esforço exagerado da região pélvica, quando carregam muito peso, e mesmo durante alguma atividade física que exige muito esforço”.

Fatores psicológicos como depressão e ansiedade, e a relação com outras doenças de base, como esclerose múltipla e traumas raquimedulares, também somam para o quadro.

De acordo com suas causas e tipos, a disfunção pode gerar diferentes sintomas, sendo: incontinência urinária de urgência – em que a vontade de urinar é tão intensa que a pessoa não consegue chegar ao banheiro a tempo; e a incontinência urinária por transbordamento – que ocorre porque a bexiga está sempre cheia e gera vazamentos, ou porque ela não consegue esvaziar por completo, gera gotejamento posterior.

Ainda quando o foco é o homem, a incontinência urinária pode surgir como consequência de tratamentos de câncer de próstata, quando realizados com cirurgia radical e radioterapia. “É um dos efeitos colaterais quando se faz a retirada da próstata, e pode apresentar a disfunção de forma crônica, porque os músculos esfincterianos perdem a capacidade de reter a urina”, explica o uro-oncologista.

No caso específico do tratamento do câncer de próstata, é possível evitar o problema com a realização de uma técnica menos invasiva, como, por exemplo, o uso do HIFU, que utiliza ultrassom localizado de alta frequência para a dissecar o tumor e apresenta baixos índices de efeitos colaterais, aproximadamente, de 0 a 2%.

Em todos os casos, os tratamentos variam de medicação, fisioterapia à cirurgia reparadora, que vão gerar resultados mais ou menos satisfatórios de acordo com a causa e nível de incontinência urinária.

“Ao notar um aumento significante no número de idas ao banheiro e dificuldade de reter a urina, principalmente durante à noite, o paciente deve procurar um especialista para indicar o melhor tratamento e conduzir para a melhor qualidade de vida possível”, diz o presidente da Sociedade Latino-Americana de Uro-Oncologia (UROLA), Marcelo Bandhack.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter