X

Saúde

Hoje é o dia D contra a gripe

Cidades da Região se preparam para receber o público prioritário da campanha: gestantes, crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde

Da Reportagem

Publicado em 30/04/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O público-alvo em todo o País, de acordo com o Ministério da Saúde, totaliza 49,8 milhões de pessoas. A meta é imunizar 80% / Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente hoje, data escolhida pelo Ministério da Saúde como Dia D de mobilização em todo o País. Devem receber a dose crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

O público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde, totaliza 49,8 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também estão entre os grupos que vão receber a dose.

“A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. Têm prioridade os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, informou o ministério.

Desde o início de abril, o Governo Federal envia aos estados doses contra a gripe. Até o momento, 22 estados decidiram antecipar a vacinação. Nas quatro primeiras remessas (até 22 de abril), os estados receberam 30,7 milhões de doses – 57% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Estão previstas ainda mais duas remessas com o restante do quantitativo para as próximas semanas.

Serão distribuídos, ao todo, 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Em todo o País, 65 mil postos de vacinação funcionam durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio e conta com a participação de 240 mil profissionais de saúde.

Ainda de acordo com o ministério, a vacina contra a gripe é segura e reduz complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Até 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil, sendo 83% (1.365) pelo vírus H1N1, além de 230 mortes. A Região Sudeste concentra o maior número de casos (976) de infecção por H1N1, sendo 883 no Estado de São Paulo.

Na Baixada

As cidades da Baixada Santista se preparam para receber o público-alvo da vacinação. Veja abaixo onde você pode ser vacinado na Cidade em que mora:

Cubatão. Hoje, além dos 12 postos vacinação, a Cidade contará com mais 14 locais, sendo cinco volantes, com atendimento das 8 às 17 horas. Devem ser imunizados 31.608 crianças e adultos. Os interessados devem procurar as unidades básicas e postos mais próximos de sua residência. No caso de pacientes acamados, um responsável deve entrar em contato com a unidade de seu bairro para agendar a imunização em domicílio.

Guarujá. A Cidade aderiu a determinação do Governo do Estado de São Paulo e terá escalonamento na Campanha de Vacinação que protege contra tipos de gripe sazonais e o H1N1. Segundo o esquema especial de escalonamento, este primeiro grupo terá prioridade até o dia 6 de maio para se dirigir as unidades. Na sequência, a partir do dia 9, será a vez dos idosos (a partir de 60 anos) e, do dia 16 em diante, portadores de doenças crônicas. Hoje, Guarujá inicia o primeiro passo nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8 às 17 horas. Neste ano, a meta é atender 80% da população, que é de 69.209 pessoas. Os pacientes que se encontram acamados e são acompanhados pelo Serviço de Internação Domiciliar (SIAD) serão atendidos pelo próprio serviço, não havendo necessidade de agendamento. Já os que são acompanhados pelas Usafas, deverão agendar nos respectivos postos. Os demais pacientes não cadastrados devem agendar pelo telefone 3341-5019, entre 11 a 29 de abril, das 9 às 17 horas.

Itanhaém. O Município também seguirá a recomendação do Estado e dividirá a vacinação do público-alvo em três etapas. As Unidades de Saúde da Família (USF) estarão atendendo, das 8 às 16 horas, especialmente para trabalhar a imunização contra os agentes causadores da doença.

Praia Grande. A cidade também irá dividir a vacinação em três etapas na Baixada Santista. O início da disponibilização gratuita da dose ocorrerá hoje, das 9 às 16 horas, nas 22 unidades de Saúde da Família (Usafas) e multiclínicas da Cidade, exclusivamente para gestantes, mulheres em período pós-parto (com até 45 dias), crianças com idade entre seis meses e quatro anos e profissionais da Saúde. Em Praia Grande, cerca de 70 mil pessoas fazem parte dos grupos que deverão ser ­vacinados.

Santos. A vacinação contra a gripe na Cidade também se inicia hoje nas policlínicas e se estende até 20 de maio, das 9 às 17 horas, para pessoas do grupo prioritário. Também seguindo orientação do Estado, Santos também escalonará a vacinação, da mesma forma que a cidade de Praia Grande. A vacinação ocorrerá nas policlínicas (exceto nas unidades do Bom Retiro e Vila Nova). Postos volantes e móveis estarão apenas nos sítios e bairros da Área Continental de Santos. Na Cidade, segue, até 6 de maio, o agendamento para vacinação em domicílio de idosos com mais de 60 anos acamados ou com dificuldades de locomoção e seus cuidadores diretos. Os interessados devem telefonar para 3223-6379, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. A meta de Santos é imunizar 166.583 pessoas dos grupos prioritários.

São Vicente. A campanha em São Vicente segue até o dia 25 de maio. Cerca de 300 profissionais foram mobilizados para atuar em 24 unidades de saúde da Cidade e um posto móvel no Sítio Acarau neste primeiro dia. Os postos atenderão das 8 às 17 horas, com ­exceção da ESF Sambaiatuba e ESF Saquaré, que funcionarão das 9 às 15 horas. A secretaria pretende imunizar 80% do público alvo, que corresponde a 87 mil pessoas. A novidade ­neste ano que a campanha, a vacinação será realizada em três etapas. Na primeira, poderão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos de idade, puérperas, gestantes, trabalhadores de Saúde e indígenas. A partir do dia 9 de maio, tem início a ­segunda etapa, onde serão incluídos para ­vacinação idosos com 60 anos ou mais. ­Pacientes com comorbidades e reclusos recebem a vacina na terceira etapa, que se inicia no dia 16 de maio. Pessoas acamadas podem agendar a vacinação pelos números 3569-5702 ou 3569-5700 ramal 5751.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter