X

Saúde

Falha em equipamento de hemodiálise contamina 64 pacientes

Na intoxicação aguda por alumínio o paciente pode ter alterações neurológicas que afetam a fala e a caminhada e provoca dormência de membros, podendo até resultar em convulsões e coma.

Folhapress

Publicado em 24/02/2018 às 22:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O diretor disse que a hemodiálise no hospital é terceirizada, mas não revelou o nome da empresa. / Fotos Públicas/Divulgação

Uma falha no equipamento de hemodiálise do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ABC), contaminou com alumínio 64 dos 112 pacientes que fazem tratamento na unidade. Hemodiálise é a filtragem de resíduos do sangue por meio de uma máquina. É feito em pessoas que têm deficiência no funcionamento dos rins.

Segundo o diretor técnico do hospital, Alexandre Cruz Henriques, a contaminação foi detectada em exames de rotina realizados em dezembro, cujos resultados saíram no fim de janeiro.

O diretor disse que a contaminação pode ter sido no aparelho que faz a filtragem da água que vem da rua e é usada no procedimento de filtragem do sangue. O equipamento, diz ele, estava dentro do prazo de validade, mas mesmo assim decidiram trocar. "Provavelmente, esta foi a causa da contaminação", afirmou Henriques.

Após a troca, o diretor disse que 53 pacientes contaminados reduziram "drasticamente" os níveis de alumínio. Os outros 11 ainda apresentam níveis tóxicos e estão sendo tratados. Nenhum deles apresentou sintomas de intoxicação por alumínio nem foram internados.

Na intoxicação aguda por alumínio o paciente pode ter alterações neurológicas que afetam a fala e a caminhada e provoca dormência de membros, podendo até resultar em convulsões e coma. Nos casos crônicos, provoca anemia e doenças ósseas.

O diretor disse que a hemodiálise no hospital é terceirizada, mas não revelou o nome da empresa. Um processo administrativo foi aberto para apurar qual foi a falha no aparelho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Apuração

Vereador pede auditoria externa na Prefeitura e Câmara de Santos

Reportagens do Diário estimulam mais controle de gastos e aquecem o clima eleitoral dentro da Câmara de Santos

Emergenciais

Estado diz que investiu R$ 2,2 milhões em obras no Escolástica Rosa

O conjunto arquitetônico formado por salas de aula, orfanato, capela e oficinas profissionalizantes foi inaugurado em 1908

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter