X

Saúde

Estresse pré-vestibular pode atrapalhar o desempenho na prova

Escolher uma carreira, por si só já eleva a ansiedade nos momentos que antecedem o exame

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2015 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A fase das provas vestibulares começou / Divulgação

A fase das provas vestibulares começou, elevando consideravelmente o nível de estresse dos vestibulandos.  Escolher uma carreira, por si só, já eleva a ansiedade; nos momentos que antecedem o exame, esta sensação se intensifica.

“Os candidatos carregam grande carga de cobrança e expectativa – é uma grande competição na qual eles precisam superar centenas de outros indivíduos que estão lá pelo mesmo motivo. Em um único dia, ele precisa canalizar todo o conhecimento adquirido ao longo de vários anos de estudo”, explica a dra. Jerusa Smid, membro do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

A especialista ressalta, ainda, que a cobrança excessiva dos pais, dos professores, dos colegas e de si próprio só aumenta o medo de falhar e decepcionar; deixando o estresse mais intenso e a noção de responsabilidade maior.

Toda essa tensão pode atrapalhar os estudos e, principalmente, na resolução do vestibular, explica Smid. “Alto nível de apreensão diminui a capacidade de prestar atenção; ou seja, apesar de estudar muito, o candidato não conseguirá responder às questões adequadamente”.

Além disso, é possível sentir os efeitos fisicamente, como ânsia de vômito; desmaios; palpitação; dores de cabeça e estomago; taquicardia; e insônia. “Este último deve ser analisado com especial atenção, considerando que a falta de sono, crônica ou na véspera da prova, pode piorar o desempenho do vestibulando”, explica.

Mantenha-se calmo

No momento da prova é fundamental respirar calmamente e focar toda sua atenção na prova, não se dispersando em outros estímulos. O aluno também deve alimentar-se bem antes do teste e manter-se hidratado por todo o período. “Durante o vestibular, além de beber bastante água, é importante ingerir alimentos leves, que forneçam energia”, reforça a médica.

Ao longo dos estudos, uma dica da dra. Jerusa é não isolar-se do mundo, praticando atividade física e cultivando as relações sociais; o estudo deve ser intercalado com momentos de prazer. Atividade aeróbica ajuda a aliviar o estresse, descarregando adrenalina – não somente, melhora o funcionamento do corpo. “No dia que antecede a prova, procure dormir cedo para descansar bem o corpo e a cabeça, além de não ingerir bebida alcoólica. Não adianta estudar neste dia, apenas relaxe”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter