X

Saúde

Começa hoje nova fase da campanha da vacinação contra gripe

Por conta da baixa adesão, a Secretaria Estadual da Saúde incluiu adultos entre 50 e 59 anos e crianças de 5 a 9 anos

Caroline Souza

Publicado em 25/06/2018 às 10:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A meta é vacinar 90% da ­população / Rodrigo Montaldi/DL

A partir de hoje, dois novos grupos também poderão ser imunizados na campanha de vacinação contra a gripe em todo o Estado de São Paulo. Por conta da baixa adesão, a Secretaria Estadual da Saúde incluiu adultos entre 50 e 59 anos e crianças de 5 a 9 anos. A meta é vacinar 90% da ­população. 

Idosos, crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas, professores, indígenas, presos, profissionais da educação, da saúde e que atuam no sistema prisional seguem sendo vacinados.

Segundo a Secretaria da Saúde, não há mais estoque de vacina. Todas as doses já foram distribuídas para as cidades. Portanto, a ampliação será feita apenas com as doses remanescentes.

Na Baixada Santista, a cidade de Santos foi a única a atingir a meta. De acordo com a Prefeitura, foram vacinadas em Santos 172.071 pessoas, entre as unidades públicas e particulares. Com isso, a cidade superou em mais de 42 mil o número de vacinados em relação ao público-alvo (130 mil pessoas). Mesmo assim, a campanha se mantém apenas para o grupo ­inicial.

“Grávidas e pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar devem aproveitar a continuidade das ações de vacinação. Para esses grupos, tomar a vacina é especialmente importante para evitar complicações futuras, como pneumonia e internações hospitalares”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria do Estado, Helena Sato. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, ­explica.

Quem quiser se vacinar na região deve consultar a unidade mais próxima para saber se ainda há doses disponíveis. Além disso, é preciso apresentar um documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação. Pacientes crônicos devem levar receitas dos remédios que tomam.

Confira o número de pessoas já vacinadas em cada cidade:

Bertioga: 11.637 pessoas 

Guarujá: 71.554 pessoas

Cubatão: 15.765 pessoas

Santos: 172.071 pessoas

Praia Grande: 55 mil pessoas 

Mongaguá: 9.185 pessoas

Itanhaém: 18.240 pessoas 

Peruíbe: 12.220 pessoas

Mortes

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), são de notificação obrigatória. Este ano, foram notificados 841 SRAG e 146 óbitos no Estado até o ­momento. 

A Secretaria Estadual da Saúde ressalta que não há qualquer anormalidade epidemiológica em relação à gripe em São Paulo.

Vacinação Infantil tem menor índice dos últimos 16 anos

Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de imunizar 95% das crianças não foi alcançada. As informações apontam que 2017 teve os menores índices de vacinação infantil dos últimos 16 anos.

A vacina Tetra Viral, que previne o sarampo, caxumba, rubeóla e varicela, foi a com índice mais baixo: 70,69% em 2017. Seguido da vacina de Rotavírus Humano que ficou 20% abaixo da meta.

A Prefeitura de Santos afirma que a realidade no País também se reflete no Município. No ano passado, entre as doses destinadas a crianças menores de um ano, a menor cobertura foi a da vacina contra o rotavírus humano (65,31%). Segundo a Administração Municipal, um dos fatores pode ser a divisão em duas doses num pequeno intervalo (dois meses e quatro meses de vida). Outro fator que também dificultou o alcance das imunizações foi o atraso de repasse de doses de vacinas aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o calendário de vacinação em crianças menores de um ano prevê a cobertura de doenças como: tuberculose, hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite e infecções por HiB, poliomielite, pneumonia, otite, diarreia por rotavírus e hepatite A.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter