X

Saúde

Cirurgias plásticas pós-parto são recomendáveis?

Muitas mulheres ficam ansiosas para terem o abdômen e os seios recuperados rapidamente

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/11/2015 às 11:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ser mãe é uma alegria para a maioria das mulheres, porém depois de todo processo gestacional e o nascimento, a torcida é para que o corpo volte a ser como antes ou quem sabe, fique ainda melhor. Se durante a gravidez era normal engordar um quilo por mês, durante a recuperação da silhueta a expectativa de perda de peso é para o mais breve possível, mas na realidade ocorre em um período de 3 a 6 meses, especialmente se há amamentação. Porém, não é exatamente assim com todas as mulheres, para a maioria, o processo pode ser um pouco mais lento.

Mas, como diz o ditado, “a pressa é inimiga da perfeição” e logo após o parto as plásticas não são recomendadas, pois nessa fase o corpo passa por importantes transformações hormonais e adaptações orgânicas. Os especialistas recomendam que a cirurgia seja realizada, no mínimo, entre 8 e 12 meses do nascimento do bebê, e mesmo assim somente se a mulher já estiver num peso próximo ao ideal. “Diferente do que muitos imaginam a função da cirurgia plástica não é emagrecer, mas proporcionar maior harmonia estética”, alerta Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica.

No pós-parto, o procedimento mais procurado pelas mamães é a correção da mama, que por causa do grande aumento e diminuição de tamanho em pouco tempo, pode apresentar flacidez. Outra coisa que incomoda essas mulheres é a incômoda sensação de “queda”, que pode ser corrigida. Mas, aquelas que “curtiram” o aumento dos seios por causa da lactação, também podem optar pelo implante de silicone, o que é muito comum e já aconteceu com famosas, como a apresentadora Xuxa. Porém, só é recomendável fazer plásticas de mama cerca de três meses depois do término da amamentação.

Cirurgias plásticas pós-parto não são recomendáveis (Foto: Divulgação)

Para quem não conseguiu eliminar as gordurinhas localizadas acumuladas durante a gravidez, elas podem ser eliminadas com a lipoaspiração. E para eliminar a flacidez, é possível recorrer à abdominoplastia, que fará a remoção do excesso de pele abaixo do umbigo, “esticando” a pele que sobra. Porém, para as mamães, o período pós-cirúrgico pode ser mais delicado e difícil, pois serão necessários repouso e cuidados especiais, como drenagem linfática, e no caso da cirurgia de mama, ficar sem levantar peso de 6 a 8 semanas, tudo isso mesmo com um bebê em casa.

Por isso, é necessário pensar bem e ver se vale a pena mesmo se apressar com o apelo da beleza e da vaidade ou esperar sem ansiedade e aproveitar intensamente os primeiros meses de vida da criança. Lembrando que esse período de convivência, interação e trocas são fundamentais para a saúde do bebê e da mamãe.

Porém, se não dá para fazer a cirurgia plástica tão desejada de imediato, ao menos é possível programar.

Além disso, sempre é importante escolher um bom cirurgião, que seja registrado no órgão regulador de medicina e que tenha um impecável histórico profissional. Ao encontrar o médico, há uma série de informações a serem trocadas, entre elas se a mulher vai ter mais filhos; se tem algum problema de saúde; se o que ela quer é possível de ser realizado, entre outras coisas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter