X

Saúde

Cerca de quatro milhões de brasileiros sofrem de Epilepsia

Sensação de desconforto na barriga, visão de chuviscos, além de tontura e formigamento da mão são alguns sintomas pouco conhecidos e que caracterizam pequenas crises da doença

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/11/2015 às 11:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aproximadamente 10% da população teve ou vai ter, em algum momento da vida, pelo menos uma crise de Epilepsia. Desses, de 1% a 2% é, de fato epilético, o que representa 3,6 milhões de pessoas com a doença no Brasil. É o que destaca o Dr. Wen Hung Tzu, especialista do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo. E alerta “em quase 30% dos casos a causa é desconhecida”.

O início da crise pode apresentar sintomas pouco comuns, como: sensação de já ter conhecido o ambiente (de já vu); palpitação no coração; cheiro desagradável; mãos com movimentos automáticos (sem controle); tremor das pálpebras e até sensação de distorção da imagem do próprio corpo. “Isso acontece porque os sintomas dependem da região do cérebro que é acometida. Cada região pode originar um sintoma diferente”, explica o neurocirurgião.

O tratamento depende principalmente da causa da doença. O uso de medicamentos antiepiléticos é a forma mais comumente utilizada e geralmente também é a primeira forma escolhida.

“Entre 60% e 70% das pessoas que sofrem de Epilepsia têm suas crises controladas com o uso de medicamento antiepilético adequado”, completa o especialista. Porém, essa opção deve ser considerada de acordo com o tipo de Epilepsia que a pessoa apresenta. “A medicação não serve para todos os casos. Em casos extremos, quando a crise não é controlada por meio de medicamentos, são necessárias outras formas de tratamento como cirurgia, dieta cetogênica e implante de estimulador do nervo vago”.

Cerca de quatro milhões de brasileiros sofrem de Epilepsia (Foto: Divulgação)

Entre as consequências da doença, quando não devidamente acompanhada por um atendimento especializado, estão:

Risco de se machucar com quedas ou queimaduras;

Limitações e, consequentemente, o comprometimento da qualidade de vida, tais como não poder andar sozinho na rua, dirigir, nadar sozinho, beber uma pequena quantidade de álcool ou até trancar a porta do banheiro, limitando sua liberdade;

Distúrbios de atenção, aprendizagem e memória;

Consequências sociais (estigma, isolamento ou limitações no emprego);

Efeitos colaterais com o uso de medicamentos antiepiléticos (quando não indicados por um especialista).

Para finalizar, Dr. Wen destaca a importância do acompanhamento adequado para o sucesso no tratamento. “Quando bem assistido, por um atendimento especializado, o paciente pode seguir com sua vida normalmente, em todas as rotinas. A crise não é sinônimo de Epilepsia. A crise é apenas um sintoma da doença”.

Entre as principais causas conhecidas da Epilepsia estão: trauma de crânio, tumores cerebrais, malformações cerebrais e vasculares, sequelas de isquemia cerebral ocorrida em período intrauterino, perinatal ou neonatal, Síndrome de Rasmussen, Síndrome de Sturge weber, esclerose tuberosa, derrame cerebral, causas externas (uso de álcool, drogas, intoxicação) e lesões cerebrais ocorridas durante o período intrauterino.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter