X

Saúde

Alimentação pode auxiliar a minimizar os sintomas do tempo seco

Essa condição climática também favorece a manutenção dos poluentes no ar, o que potencializa os danos à saúde

Da Reportagem

Publicado em 20/09/2017 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo a especialista, deve-se ter cuidado com a regra dos dois litros de água por dia: a quantidade do líquido varia de acordo com padrões individuais / Divulgação

Diversas regiões do País têm apresentado tempo seco nos ­últimos dias. Em São Paulo, a umidade relativa do ar chegou aos índices mais baixos registrados neste ano. Essa condição climática também favorece a manutenção dos poluentes no ar, o que potencializa os danos à saúde.

O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros.

O tempo seco pode causar também dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. Neste cenário, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma.

Segundo a nutricionista da Splendido Alimentação, Rita Scarpato, a principal recomendação para os dias secos é tomar ­bastante água.

“A água, pura, é a melhor opção. Mas não caia na regra dos dois litros por dia: essa é uma medida geral e a quantidade de água que uma pessoa realmente precisa varia de acordo com alguns padrões individuais, como a prática de atividades físicas”, orienta.

Outra fonte de hidratação recomendadas pela nutricionista são as frutas. “As mais aconselhadas são coco verde (em especial a água de coco, que é rica em potássio), laranja, melancia e melão. Por serem compostas basicamente de água, são as que mais têm efeito positivo no auxílio à hidratação”, explica Rita.

Os cuidados são importantes, já que dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que as doenças respiratórias ocupam o terceiro lugar entre as maiores causas de morte no mundo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter