X

São Vicente

Tocha Olímpica deve ganhar o céu de São Vicente

Prefeitura volta atrás e confirma a passagem da chama olímpica, que deve subir até o Morro do Voturuá de teleférico e descer de paraglider

Publicado em 31/05/2016 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Organização do evento estuda a possibilidade da tocha subir o morro pelo teleférico da Praia do Itararé e descer de paraglider; trajeto da chama terá início na Ponte Pênsil / Arquivo/DL

A Prefeitura de São Vicente voltou atrás e a Tocha Olímpica vai passar pela cidade no próximo dia 22 de julho. Recentemente, o prefeito Luis Cláudio Bili (PR) havia afirmado que o município não teria condições de receber o evento por falta de recursos financeiros. O revezamento pelo município deve chamar atenção. Isso porque está em estudo a subida da tocha ao Morro do Voturuá (Asa Delta) pelo teleférico da praia do Itararé. A descida pode ser feita de paraglider.

“O itinerário começa na Ponte Pênsil e vai até a Praia do Itararé. Vai subir pelo teleférico e descer no morro da asa delta. Está sendo programado e, em estudo, a descida de paraglider. De lá a tocha segue para Santos”, disse Amauri Alves, secretário de Cultura, que responde interinamente pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

Alves explicou que a estrutura necessária para a passagem da Tocha Olímpica pela cidade não vai demandar custos, como divulgado anteriormente. “Conversamos com o gerente regional do comitê. Eles já trazem uma estrutura com batedores, carros. Nos locais de transição da tocha nós vamos colocar funcionários fazendo uma corrente humana. Vamos contar com o que nós temos à disposição. Guardas municipais, pessoal do trânsito, as equipes do turismo, da Secretaria da Cultura e Esporte. Vamos fazer a festa”, disse o secretário. 

Segundo Alves, a informação repassada inicialmente à Prefeitura era de que seria necessária a instalação de aproximadamente quatro quilômetros de gradil para o evento, o que não seria possível devido às condições financeiras do município. Existia uma necessidade de estrutura de isolamento desde a Ponte Pênsil até o Itararé que demandaria cerca de 10 quilômetros de gradil. Tá todo mundo sem estrutura. Foi essa preocupação. Na verdade não é que não quero fazer, mas não tenho como gastar. Não tenho como pagar”, ­afirmou.

O revezamento da tocha deve contar com quatro pontos de transição na cidade. Três pessoas já escolhidas pela organização do evento carregarão a tocha. 

Alunos das escolinhas de esporte do município devem interagir nestes pontos. Também estão programadas intervenções nos pontos de transição com alunos das oficinas culturais. O palco, onde haveria um show em comemoração à atividade, foi cancelado. 

Segundo o secretário, a passagem da tocha pelo município deve reunir cerca de 200 pessoas entre funcionários da Administração Municipal e voluntários. 

Uma reunião deve ser realizada na próxima semana com as três pessoas que vão participar do revezamento da chama olímpica na cidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter