X

Mundo

Negociações sobre Síria têm começo difícil no Cazaquistão

As negociações são um teste para saber se o encontro pode ou não abrir caminho para um fim do conflito que já dura seis anos

Estadão Conteúdo

Publicado em 23/01/2017 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Representantes do governo da Síria e da oposição rebelde não aceitaram um encontro frente a frente durante as negociações na capital do Cazaquistão nesta segunda-feira, em um início difícil para o encontro patrocinado pelos governo da Rússia, Turquia e Irã.

As negociações são um teste para saber se o encontro pode ou não abrir caminho para um fim do conflito que já dura seis anos. Os Estados Unidos estão praticamente fora das conversas.

O dia começou com palavras duras. Mohammed Alloush, representante dos rebeldes, afirmou que sua delegação concordou com a reunião como "uma decisão estratégica para atingir uma solução política justa", mas acusou o regime de manter "uma política de opressão, matança e destruição".

"Fomos surpreendidos pelas declarações da comitiva rebelde", afirmou o embaixador da Síria nas Nações Unidas, Bashar al-Jaafari, que encabeça a delegação do governo. "Suas palavras foram ofensivas e demonstram um mau comportamento".

A Turquia e a Rússia previamente afirmaram que as negociações poderiam resultar num arcabouço para delinear o tratado de paz. Agora, no entanto, suas expectativas parecem diminuídas para estabelecer mecanismos de monitoração do cessar fogo que entrou em vigor no mês passado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter