X

São Vicente

Descarte irregular de lixo no Catiapoã faz um ano

Moradores convivem com ratos, lacraias, mosquitos e caramujos

Publicado em 13/02/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Acúmulo de lixo tem trazido muitos transtornos aos moradores / Luiz Torres/DL

Um ano. Esse é o tempo que moradores da Rua Blumenau, no Catiapoã, em São Vicente, convivem com o depósito irregular de lixo em frente a dois terrenos. O acúmulo de materiais favoreceu a proliferação de ratos, que circulam livremente durante o dia, mosquitos e caramujos africanos. Cansados de pedir a limpeza da via para a Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), os moradores se viram como pode para amenizar os transtornos.

“Esse lixo está bastante tempo aí. A gente liga para a Prefeitura eles nunca aparecem. O pessoal vem de tudo quanto é lugar jogar lixo aqui. Tem lacraia, ratazana e caramujo africano nesse monte. Quando chove alaga tudo. A minha casa não enchia. No Natal os próprios tiveram que limpar para amenizar”, disse a moradora Cinara Faria Henrique. Segundo ela, há dias em que o lixo domina a rua impedindo, inclusive, a passagem de veículos.

Cássia Arijo reside ao lado de um dos terrenos. Conviver com caramujos africanos, ratos e lama já virou rotina. “Antes desse monte de lixo a minha casa não enchia. Chove a água acumula. Entra lama em casa. Sair fica impossível. Tenho uma gestante de sete meses em casa e a gente fica preocupada com as doenças. Tem muito mosquito e os ratos aparecem de dia. Ligamos na Codesavi e eles falaram que não viriam porque não estavam recebendo”, afirmou.

Enquanto a Reportagem conversava com Cássia, a vizinha dela, Ana Neri, surge com um papel onde estão anotados o protocolo e as datas em que manteve contato com a Codesavi para solicitar o serviço de limpeza. “O primeiro protocolo é de 9 de setembro do ano passado. Essa foi a primeira ligação que fiz e disseram que encaminharam o pedido. Até novembro fiquei ligando toda semana e cada dia era uma desculpa. Desisti e na semana passada voltei a ligar de novo. Ontem liguei novamente e disseram que não podem fazer nada se não estão pegando o pedido que ele está encaminhando. O engraçado é que a gente vê tratores e caminhões trabalhando em outras ruas”. O vizinho da frente também mostrou à Reportagem número de protocolo com o mesmo pedido.

Os vizinhos ao lado do outro terreno dizem que há mais de três protocolos junto à Codesavi solicitando a limpeza da via. “Disseram que pediram para a Regional limpar. A gente vê a equipe limpando outras ruas, mas na Blumenau esse serviço não chega. O supervisor estava com a lista das ruas e disse que chegaria na Blumenau. Isso foi antes do carnaval e até agora nada. Os moradores precisam implorar”, disse um deles.

A moradora Ana Paula Oliveira disse que antes do Carnaval a equipe da Prefeitura fez um mutirão em algumas ruas próximas e depositou o lixo na esquina da Rua Blumenau com a Rua Geraldo César Fernandes. “Jogaram o lixo aqui e disseram viriam na segunda-feira terminar a limpeza. Até agora nada. Conclusão não terminaram a limpeza e nem levaram a sujeira que já tinham recolhido”.

Alcides de Araújo

Mas não é apenas a Rua Blumenau que está em situação crítica. Um trecho das principais avenidas do bairro, a Alcides de Araújo, está tomado por lixo e mato. O canal que passa no meio da via também está repleto de vegetação. Sem os sextavados, no trecho da avenida entre a Rua Tenente Durval do Amaral e Rua XV de Novembro, sobram crateras e falta espaço para a circulação de carros e pedestres.

Prefeitura diz que limpeza será feita em 10 dias úteis

Procurada, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), informou que a limpeza das áreas públicas mencionadas será feita em 10 dias úteis.

A Administração Municipal ressaltou que o descarte de lixo e entulho em vias públicas é crime com sanções previstas em Lei Complementar 618/10. Quem for flagrado será enquadrado podendo responder, inclusive, criminalmente por crime contra o meio ambiente.

A Prefeitura pediu a colaboração dos moradores para manter a cidade limpa e informou que os munícipes podem denunciar a prática, enviando fotos e vídeos para o WhatsApp (13) 99785-1596, acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153 ou ligar para 3569-2337 (Secretaria de Obras e Meio Ambiente), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Com relação a Alcides de Araújo, a Prefeitura disse que em dezembro do ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana (Semurb) iniciou a colocação de guias e sarjetas e pavimentação. O trecho citado também será contemplado. O prazo de conclusão das obras é 24 meses.

Ainda de acordo com a Prefeitura, Semurb informou que periodicamente faz a retirada de mato ao longo do canal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter