Canil da Guarda Civil Municipal de SV é reativado

São quatro cachorros da raça pastor belga marinois que passaram seis meses em treinamento e, agora, já estão nas ruas

Comentar
Compartilhar
10 OUT 2017Por Da Reportagem13h29
São quatro cachorros da raça pastor belga marinois que passaram seis meses em treinamento e, agora, já estão nas ruasFoto: CESAR MORGADO/PMSV

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente ganhou um importante reforço em seus quadros. Após anos desativado, o canil da corporação foi retomado. São quatro cachorros da raça pastor belga marinois que passaram seis meses em treinamento e, agora, já estão nas ruas.

O comandante da GCM, Marcelo De Paula Lima, explica que os cachorros trabalham, em média, por oito anos nessas condições e depois se aposentam. Embora o treinamento inicial dure seis meses os animais permanecem constantemente ­praticando.

De Paula destaca que os animais são uma ferramenta a mais no trabalho da Guarda, pois auxiliam os agentes no policiamento ostensivo e preventivo. “Os cachorros trabalham junto com o guarda na abordagem do suspeito. É uma relação com retorno bastante positivo”, declara.

DROGAS

Uma das intenções da GCM é utilizar esses animais na abordagem de usuários de drogas e detecção de entorpecentes. Os animais já estão sendo treinados para este fim e, inclusive, já vêm sendo submetidos a situações práticas nas ruas. A experiência poderá ser usada, inclusive, em outras cidades da Região que não possuem canis.

De Paula lembra ainda que a Guarda Civil Municipal já contou com outros dois cães para este fim que, atualmente, estão aposentados. A corporação almeja ampliar o serviço, chegando a oito animais no total.

Colunas

Contraponto