Prefeitura Santos febre amarela

Voluntários limpam nichos no Monte Serrat

A atividade faz parte da última etapa dos preparativos para a comemoração do Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, comemorado em 8 de setembro

Comentar
Compartilhar
02 SET 2017Por Da Reportagem13h00
Voluntários limparam as inscrições em cobre dos 14 nichos que contam a Via Crucis nas escadarias do Monte SerratFoto: Rogério Bomfim/PMS

 Para 14 voluntários do Projeto Clio, ligado à organização internacional Nova Acrópole, a semana foi dedicada à cidadania. Eles limparam as inscrições em cobre dos 14 nichos que contam a Via Crucis nas escadarias do Monte Serrat. A atividade faz parte da última etapa dos preparativos para a comemoração do Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, comemorado em 8 de setembro.

Simone Matias, ilustradora, 42 anos e que há uma década frequenta a Nova Acrópole, lembra que o grupo já ajudou a Prefeitura na limpeza de outros monumentos, e citou os do padre José de Anchieta, Saturnino de Brito, Vicente de Carvalho e Ariosto Guimarães. “É importante conhecer a história, ajudar na preservação da memória da cidade e na beleza de seus monumentos”.

Os voluntários foram orientados por Inês Rangel, coordenadora de Museus e Galerias, da Secretaria de Cultura, e responsável pela manutenção dos momentos. Há 20 dias, a Prefeitura se dedica à conservação de tudo o que está associado à festa da Padroeira.

Já foi feita a raspagem da cera das velas derretidas, depois houve a lavagem, reparos e pintura dos painéis de granito bruto. “Essa ação voluntária é bem-vinda, mostra que a população está valorizando sua história”, disse Inês.

 

Colunas

Contraponto