X

Santos

Taxistas fazem carreata contra falta de fiscalização do Uber

Uma comissão de taxistas foi recebida pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa que prometeu intensificar a fiscalização e aplicar flagrantes no transporte que não é legalizado

Da Reportagem

Publicado em 22/08/2016 às 19:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de 400 taxistas realizaram carreata na manhã de ontem, percorrendo diversos pontos de Santos até a Praça Mauá; à tarde uma comissão foi recebida pelo prefeito / Diário do Litoral

Cerca de 400 taxistas realizaram na manhã de hoje uma carreata pelas ruas de Santos por falta de fiscalização da Prefeitura sobre o uso do aplicativo Uber no município. A manifestação partiu do Ferry Boat às 8h30, seguiu pela orla, entrou na Avenida Ana Costa, depois na Avenida Rangel Pestana, seguiu pelo túnel e acabou na Praça Mauá, em frente ao Paço Municipal.

A categoria dispersou no final da manhã, pois o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) aceitou receber uma comissão para tratar da questão à tarde. Na audiência, os motoristas apresentaram cópia de um dossiê, protocolado na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), afirmando que mais de 100 carros trabalham com o aplicativo. 

De acordo com a Lei Municipal 3.213, de 18 de novembro do ano passado e regulamentada neste mês, o aplicativo é proibido na cidade.

Em nota, a Prefeitura informou que “a CET e a Polícia Militar farão duas fiscalizações semanais para coibir o trabalho irregular do Uber na cidade. A decisão foi tomada hoje (ontem) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa em reunião com o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalvez, e representantes de taxistas. A CET disponibilizará 250 agentes para intensificar a fiscalização e aplicar flagrantes no transporte que não é legalizado no município. Como à CET não é permitido o flagrante, toda ação será realizada com o apoio da Polícia Militar.

Lei prevê multa a apreensão do veículo

A lei é de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB) e foi sancionada pelo prefeito. Ela prevê que o transporte remunerado de passageiros em carros particulares cadastrados por meio de aplicativos pode ocasionar multa de R$ 1.500,00, além de apreensão do veículo. Os taxistas salientam que pagam impostos, têm que renovar a certidão de antecedentes criminais todo ano e são sujeitos a uma série de imposições, que não são exigidas para os motoristas do Uber.

Oficialmente. O Diário do Litoral publicou, no último dia 4, que o Uber começaria a operar oficialmente na Baixada Santista, em cinco dias. A ­informação foi ­passada pelo porta voz da empresa, o diretor de Comunicação Fábio Sabba. Segundo ele, o transporte privado individual começou a operar com ­tarifas específicas para a Região na cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Praia Grande. “O os carros disponíveis na Região atuavam cobrando as tarifas de São Paulo. Com esta medida, a Baixada passa a ter um valor próprio, 15% mais barato do que o da Capital”, explicou Sabba.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Nesta quarta (24), PAT Guarujá oferece 42 vagas de emprego

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter