07h : 23min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Secult Santos abre vagas para o primeiro curso de Formação de Escritores

O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas entre segunda-feira (13) e o próximo dia 22, exclusivamente por e-mail

Comentar
Compartilhar
11 MAR 2017Por Da Reportagem13h30

Grandes nomes do ensino de escrita literária no Brasil e autores da região com ampla produção no campo da literatura conduzem o primeiro Curso Livre de Formação de Escritores da Baixada Santista, que ocorre de abril a dezembro, na Biblioteca de Artes Cândido Portinari (Av. Rangel Pestana, 150, no Centro de Atividades Integradas Milton Teixeira, na Vila Mathias). A iniciativa é da Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Núcleo de Incentivo à Palavra (NIP).

Nesta segunda-feira (13), às 16h, está programada a apresentação do NIP e das propostas do curso. O evento, que ocorre no Cais Milton Teixeira, tem entrada gratuita e terá a presença de todo o corpo docente. A biblioteca fica no Centro de Atividades Integradas (Cais) Milton Teixeira, na Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias.

O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas entre segunda-feira (13) e o próximo dia 22, exclusivamente pelo e-mail [email protected] Serão oferecidas 20 vagas e haverá processo seletivo com análise do seguinte material: carta de interesse e um texto autoral de qualquer gênero literário, com fonte Times New Roman de tamanho 12, margens esquerda e direita de três centímetros, e superior e inferior de 2,5 centímetros. Deve ter, no máximo, 2.500 toques. Os candidatos ainda passarão por entrevista.

Docente

O corpo docente é composto por Ciça Lessa (jornalista e organizadora do Coletivo Literatura Clandestina), André Argolo (escritor, repórter, editor e documentarista), Carolina Zuppo Abed (escritora, professora e psicopedagoga), Maria José Nóbrega (professora, mestra e coordenadora de projetos das Editoras Moderna e Melhoramentos) e Mauricio Salles Vasconcelos (professor, escritor, diretor de vídeos e coordenador da Oficina de Literatura da USP).

Ainda integram o grupo Roberto Taddei (escritor, mestre em criação literária pela Columbia University, autor de resenhas e críticas para a Folha de São Paulo, entre outros jornais) e Rodrigo Petronio (escritor, filósofo, editor, colunista da revista Filosofia e colaborador dos jornais Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e O Globo). Além deles, também estão agendadas atividades com outros nomes da literatura da Baixada Santista, como Alessandro Atanes, Flávio Viegas Amoreira, Manoel Herzog e Marcelo Ariel.

Curso

Durante as aulas, que serão às terças-feiras, das 14h às 17h, os participantes serão instigados a escrever e refletir sobre textos de ficção, não ficção e poesia. A metodologia unirá suporte teórico a práticas de escrita e leitura crítica.

O curso também oferecerá workshops voltados para possibilidades concretas de publicação das obras. Ao final do ano, será produzida uma antologia com os textos dos alunos.

O objetivo do NIP é potencializar a escrita literária enquanto ato autoral, criativo e expressivo. Partindo do pressuposto de que ter domínio da linguagem é, também, ter domínio sobre o próprio pensamento, os participantes serão incentivados a buscar sua voz e pensar em um projeto literário próprio.

Colunas

Contraponto