Santos

Santos inicia campanha com testes para HIV e sífilis

Os testes são simples, de uso individual e descartáveis

Comentar
Compartilhar
30 NOV 2017Por Da Reportagem14h31
Tanto para a detecção do vírus HIV quanto para a identificação da sífilis, basta um pouquinho de sangue da polpa do dedoFoto: Divulgação/Santos FC

Santos iniciou, na última segunda-feira, a Campanha Fique Sabendo. A testagem rápida para HIV e sífilis em postos volantes da cidade vai até esta sexta-feira (1º), além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde os testes são disponibilizados o ano inteiro.

Os testes são simples, de uso individual e descartáveis. Tanto para a detecção do vírus HIV quanto para a identificação da sífilis, basta um pouquinho de sangue da polpa do dedo. No CTA, está disponível, ainda, o teste de fluido oral para HIV, ou seja, o exame é feito a partir de uma amostra de saliva.

Em apenas 40 minutos, a pessoa será informada do resultado. Em caso positivo, receberá de imediato todo o apoio e orientação de uma equipe multiprofissional, visando iniciar o quanto antes o tratamento.

Por ano, a cidade de Santos realiza cerca de 17 mil testagens apenas para HIV. “A Campanha Fique Sabendo é muito importante para aumentar o diagnóstico. Quanto mais pessoas testarmos e o quanto antes iniciarmos o tratamento, menor será a circulação do vírus HIV”, destaca Regina Lacerda, coordenadora de Controle de Doenças Infectocontagiosas, da Secretaria de Saúde.

Colunas

Contraponto