X

Santos

Santos é uma das finalistas para sediar encontro internacional da Unesco

O encontro está previsto para acontecer entre março e junho de 2020

Da Reportagem

Publicado em 13/06/2018 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos é uma das finalistas para sediar encontro internacional da Unesco / Divulgação/PMS

Santos é uma das três finalistas para receber o encontro anual da Rede de Cidades Criativas, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), previsto para acontecer entre março e junho de 2020.

Desde 2015, o Munícipio integra a rede (UCCN, na sigla em inglês) para a área de cinema. Atualmente, a UCCN reúne 180 cidades de 72 países que trabalham para colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais e cooperar ativamente por meio de parcerias em âmbito internacional- no Brasil, também integram a UCCN Brasília (área de design), Paraty (gastronomia), João Pessoa (artesanato e arte popular), Belém (gastronomia), Salvador (música), Florianópolis (gastronomia) e Curitiba (design).

A candidatura da Cidade está sendo apresentada na edição de 2018 do encontro da Unesco, que acontece nesta semana em Cracóvia (Polônia). Também são finalistas as cidades de Belém (Pará) e Puebla (México).

O Município é comprometido com a missão UCCN, tendo vários exemplos de iniciativas internacionais realizadas em parcerias com cidades criativas e ações locais envolvendo parcerias com a sociedade civil, governos estadual e federal, universidades, associações e ONG, tais como o Restaurante-escola Estação Bistrô, as vilas criativas, a Ecofábrica criativa, Observatório de Inovação Econômica, Santos Film Comission, entre outras.

PROPOSTA

A proposta de Santos é que o evento da Unesco tenha como foco a demonstração do poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para redução das desigualdades no mundo.

Caso o encontro ocorra em Santos, haverá benefícios ao turismo, atração de atenção internacional para a Cidade, seus projetos, empreendimentos, oportunidades de intercâmbio e troca de experiências com representantes de outras culturas, divulgação de iniciativas e negócios locais e possibilidade de estabelecer novas parcerias entre as cidades criativas.

Pela proposta da candidatura santista, locais no Centro Histórico (teatros Coliseu e Guarany, Museu Pelé, Bolsa Oficial do Café, Casa da Frontaria Azulejada, entre outros), o Sesc e o Mendes Convention Center sediarão workshops, encontros de prefeitos, reuniões de trabalho e atividades especiais nos sete campos criativos: cinema, artesanato e arte popular, design, gastronomia, literatura, artes de mídia e música.

Sendo Santos uma cidade criativa na área de cinema, haveria programação especial envolvendo as demais cidades criativas deste segmento da UCCN. Além disso, a ideia é associar o encontro com festivais culturais já tradicionais da Cidade, como o Santos Café, Santos Jazz Festival, Curta Santos, Tarrafa Literária, Santos Film Festival, além de promover oficinas para empreendimentos criativos, visitas técnicas a programas locais, conferência científica liderada pela Fundação Parque Tecnológico em parcerias com universidades e vivências relacionadas a peculiaridades do Brasil, como comunidades quilombolas e indígenas, Carnaval, futebol, praias etc.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter