X

Santos

População do Piratininga ganha Policlínica e novos serviços de atendimento

Além de melhor infraestrutura para moradores e servidores, oferece novos serviços como vacinação e odontologia, antes realizados na unidade do São Manoel

Folhapress

Publicado em 08/06/2018 às 16:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

População do Piratininga ganha Policlínica e novos serviços de atendimento / Isabela Carrari/PMS

Os três mil moradores do Piratininga e Vila dos Criadores, na Zona Noroeste, passam a contar na próxima semana com uma ampla e moderna policlínica. A unidade de saúde, que há uma década ocupava a sociedade de melhoramentos do bairro, ganhou sede própria à Praça João de Moraes Chaves s/n°, que será inaugurada pela Prefeitura neste sábado (9), às 9h. Além de melhor infraestrutura para moradores e servidores, oferece novos serviços como vacinação e odontologia, antes realizados na unidade do São Manoel.

A policlínica tem 680 metros quadrados de área construída e foi erguida em terreno doado pelo governo estadual. Foram investidos cerca de R$ 3,7 milhões na obra e aquisição de mobiliário, equipamentos e outros itens, entre recursos municipais e de empresa que assinou termo de responsabilidade de implantação de medidas mitigadoras e compensatórias.

Anteriormente contando com três salas na sociedade de melhoramentos, a unidade é dotada agora de recepção com TV, três consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de vacinação, inalação, curativos, coleta, utilidades, procedimentos, depósito de materiais de limpeza, dos agentes comunitários de saúde, de apoio para os funcionários (com armários), administrativa e de expurgo, além de dispensário de medicamentos e banheiros com acessibilidade.

A unidade já possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e é totalmente climatizada, informatizada e possui câmeras de monitoramento integradas à central da Prefeitura. Decoram as paredes internas imagens de moradores da região e segue o padrão das outras dez unidades de saúde construídas dentro do ProSaúde (Programa de Reformas e Obras da Secretaria de Saúde) – oito policlínicas, UPA Central e Complexo dos Estivadores.

Estrutura – Com a ampliação, a unidade ganhou mais quatro servidores (dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e oficial administrativo), que se somam ao médico generalista, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, frente de trabalho, dois ajudantes gerais da Prodesan e chefe de seção, totalizando 16 funcionários.

A policlínica também tem suporte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) - formado por profissionais de psicologia, farmácia, assistência social e educação física. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e realiza, por mês, cerca de 1.800 procedimentos, sendo 800 consultas médicas e de enfermagem.

Pista de skate, academia e atividades também estão previstas

Também serão entregues neste sábado (9) a pista de skate e a academia ao ar livre, localizadas em frente à policlínica - uma nova escola também integra o complexo e será concluída no segundo semestre. Os moradores do bairro poderão aproveitar, no evento, apresentações de grupo de dança e banda da escola municipal José da Costa e Silva Sobrinho e atividades do programa Cidadania em Ação.

Das 9h às 13h, estão previstas oficinas de beleza, pintura, mangá, pirogravura e pipa, atendimento odontológico, orientações jurídicas e sobre políticas públicas étnico-raciais, para mulheres e jovens, direitos do consumidor e abuso/exploração sexual infantil, brinquedos infláveis, canil da Guarda Municipal e circuito esportivo, além de distribuição de mudas de plantas alusiva à Semana do Meio Ambiente. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

Cotidiano

Bondinho terá desconto e horários diferentes no feriado de Páscoa

A partir de quarta-feira (27), os moradores e turistas poderão aproveitar de passeios diferenciados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter