X

Santos

Liminar ordena a suspensão dos trabalhos no Canal de Piaçaguera

O pedido de liminar foi feito por Jeffer Castelo Branco, pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Estensão em Saúde Socioambiental Universidade Federal de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 10/08/2017 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cava subaquática visa permitir o acesso de grandes navios aos terminais da VLI e também da Usiminas / Divulgação/VLI

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) expediu uma liminar, ontem, ordenando a suspensão da execução da obra de dragagem e implantação de cava subaquática no Canal Piaçaguera, em Santos, no prazo de 48 horas. Os trabalhos de dragagem são realizados pela empresa de logística VLI.

O pedido de liminar foi feito por Jeffer Castelo Branco, pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Estensão em Saúde Socioambiental   Universidade Federal de São Paulo.

Na ação, o autor apontou irregularidades no licenciamento ambiental e riscos causados pelos trabalhos de dragagem. O pesquisador chegou a citar laudos sbuscritos pelos peritos David Zee, Ricardo José do Coutto e Alexandre Barreto, apresentados também em audiência pública realizada em junho, na Câmara de Santos. 

Leia também: 

Laudos técnicos apontam irregularidades em dragagem

Vereador critica garantias dadas pela VLI: ‘Para inglês ver’

Em sua decisão, a juíza Sabrina Martinho Soares citou que “em um primeiro momento, verifica-se que a autorização para realização do ato combatido de realização de obra de cava subaquática para recebimento do material contaminado que será dragado do Canal de Piaçaguera, é, a priori, potencialmente lesivo ao meio ambiente, pois não levou-se em conta a necessidade de preservação ambiental”.

A juíza determinou a plicação de multa-pecuniária de R$ 2 milhões, como “instrumento hábil a evitar o descumprimento” da liminar. 

A decisão também ordena que a Cetesb se abstenha de emitir novas licenças ou autorizações relacionadas ao empreendimento, as quais viesem quaisquer espécie de intervenção na área afetada. A companhia também deverá esclarecer o atual estágio de execução da obra.

Questionada pela reportagem, a VLI reitera que o método utilizado foi aprovado por todos os órgãos ambientais e que  é a melhor solução para a dragagem do Canal de Piaçaguera. A empresa de logística disse não ter sido notificada sobre o processo.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Diário Mais

6 das 10 melhores pizzarias da Baixada Santista estão em Santos; conheça

Santos e Guarujá concentram os estabelecimentos bem avaliados pelos turistas no site do Tripadvisor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter