Entrada da Cidade

Gibiteca comemora 26 anos com muitas atrações

Inteiramente gratuita, a programação festiva começou neste último fim de semana com a Virada Inclusiva e o Cine HQ

Comentar
Compartilhar
03 DEZ 2018Por Da Reportagem15h20
Gibiteca comemora 26 anosFoto: Raimundo Rosa/PMS

Dezembro é mês de aniversário da Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, orla do Boqueirão). O local realiza muitas atrações para celebrar seus 26 anos, consolidado como ponto de encontro de geeks de várias partes do País e até mesmo do exterior.

Neste sábado (8), a partir das 16h, as portas se abrem para o workshop Desenvolvimento de Personagens, com o ilustrador e criador de Hurulla, Clayton Inloco. No domingo (9), às 15h, ocorre mais uma edição do Adventure's League D&D, com o grupo Contos Lúdicos.

Inteiramente gratuita, a programação festiva começou neste último fim de semana com a Virada Inclusiva e o Cine HQ, e este mês ainda vai trazer lançamentos, exposições, workshops, exibições de filmes, homenagens e a criação de um grupo de estudos com sede na própria Gibiteca.

A festa de aniversário ocorre no dia 15, das 15h às 19h. Além de uma feira de artes impressas com ilustradores locais, e de uma exposição do Star Trek, será aberta a exposição coletiva Homenagem a Stan Lee, com artistas da região e obras originais.

Também no dia 15 haverá uma homenagem ao jornalista Marcel Rodrigues Paes, patrono da Gibiteca, ministrada pelo professor e doutor Flávio Calazans, amigo de Marcel, além de bate-papo com os autores Thiago Spyked, Fernanda Montoni e Michel Ramalho.

A criação do Grupo de Estudos e Pesquisas Sônia Maria Bibe Luyten ocorre no dia 16. Com início às 16h, evento será precedido de uma homenagem à pesquisadora que dá nome ao grupo. Mais cedo, às 15h, ainda ocorre a palestra O Processo de Legitimação Cultural das Histórias em Quadrinhos, com a pesquisadora Beatriz Siqueira de Carvalho, ganhadora do Troféu HQMix em 2018.

A programação de aniversário da Gibiteca Municipal de Santos tem apoio do CinemAqui, Contos Lúdicos, HP Geek Bar, Mosh Studios, Minas Nerds, R&B para Todos e Vídeo Paradiso.

DIFUSÃO CULTURAL

Inaugurada em 1992, a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes é um dos principais equipamentos de incentivo à leitura da Cidade. O espaço, localizado no Posto de Salvamento 5, na orla do Boqueirão, também realiza oficinas de iniciação e aperfeiçoamento, promove a valorização dos desenhistas da região, estimula o intercâmbio com autores consagrados e desenvolve atividades do universo geek com RPG, cultura pop japonesa, cinema e games.

O acervo possui mais de 32 mil publicações como mangás, fanzines, graphic novels e gibis. Seu nome presta homenagem ao jornalista e cartunista morto em 30 de novembro de 1992, com 26 anos.

Marcel começou a trabalhar no jornal A Tribuna em 1988, onde iniciou, em 1991, um trabalho pioneiro no litoral paulista: uma coluna sobre HQ publicada às quartas-feiras.

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), além de preservar a memória gráfica, é um dos principais equipamentos de incentivo à leitura da Cidade.

Em 2016, o espaço recebeu o Troféu Angelo Agostini, da Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC), um dos principais prêmios do segmento no País. O equipamento também recebeu exposições internacionais, doações de pacotes de livros da Câmara de Amadora (Portugal) e visita do artista Nobuhiro Watsuki, criador da série Samurai X.

Programação

Sábado (8) – das 16h às 18h

Workshop: Desenvolvimento de personagens


Domingo (9) – das 15h às 19h

Adventurer's League D&D – Contos Lúdicos


Sábado (15/12)

15h às 19h – Feira de Artes Impressas

15h às 19h – Exposição Star Trek

15h – Abertura da exposição coletiva: Homenagem a Stan Lee

15h – Homenagem ao Marcel – com Flavio Calazans

16h30 – Bate-papo e lançamento com autores – com Thiago Spyked, Fernanda Montoni e Michel Ramalho

18h30 – Encerramento e Parabéns


Domingo (16/12)

15h – Palestra: O Processo de legitimação cultural das histórias em quadrinhos – com Beatriz Sequeira de Carvalho

16h – Homenagem à pesquisadora e doutora Sônia Maria Bibe Luyten

16h30 – Criação do Grupo de Estudos e Pesquisas Sônia Maria Bibe Luyten

17h – Bate-papo sobre pesquisas na área de Quadrinhos – com Beatriz Sequeira de Carvalho, Sônia Maria Bibe Luyten e mediação de André Rittes

Colunas

Contraponto