Entrada da Cidade

Doação a projetos sociais pode ser feita na declaração do IR

Confira o passo a passo para a doação, no modo 'Por Deduções Legais'

Comentar
Compartilhar
16 ABR 2018Por Da Reportagem21h31
O valor máximo da doação, correspondente a 3% do total a ser pago de IRPF, é calculado automaticamente durante o preenchimento dos dadosFoto: Agência Brasil

Termina dia 30 o prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano de 2017. E, pelo programa da Receita Federal , é possível destinar parte do imposto devido (http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/contribuintes-podem-fazer-doacoes-a-programas-de-atendimento-a-criancas) ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), que financia projetos sociais na Cidade.

O valor máximo da doação, correspondente a 3% do total a ser pago de IRPF, é calculado automaticamente durante o preenchimento dos dados. Neste processo, não há ônus para o contribuinte.

Em 2017, 25% dos recursos utilizados pelo FMDCA para os projetos sociais foram provenientes deste tipo de contribuição. As instituições que realizam as atividades são selecionadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Mais informações podem ser obtidas no site do projeto Destinação Criança (http://www.santos.sp.gov.br/cmdca/).

Confira o passo a passo para a doação, no modo "Por Deduções Legais".

Na aba esquerda, clique em "Resumo da Declaração".

Na sequência, em "Doações Diretamente na Declaração".

No quadro da direita, clique em "Novo" para abrir os campos de doação.

No "Tipo de Fundo", escolha "Municipal".

Em "UF" e "Município", especifique SP e Santos.

À direita, o programa indica o valor máximo disponível para doação. No campo à esquerda, especifique o valor que deseja doar.

Após clicar em "Ok", na parte inferior, a destinação será confirmada em linhas com informações na parte superior.

 

Colunas

Contraponto