X

Santos

Corpus Christi é celebrado com os tradicionais tapetes

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a confecção dos tapetes contou com coroinhas, catequistas e alunos de três escolas da cidade

Vanessa Pimentel

Publicado em 16/06/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A confecção dos tapetes em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos, começou por volta das 9h e contou com a ajuda de alunos de três escolas da cidade / Rodrigo Montaldi/DL

Quem foi conferir a confecção dos tapetes de Corpus Christi, em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida, em Santos, além de se surpreender com a beleza dos desenhos, pôde perceber a importância de parar um pouco para ajudar quem precisa. A lembrança veio através de um coração desenhado por mantimentos.

De acordo com Maristela Santos Augusto, que há mais de 10 anos faz parte das celebrações do Corpus Christi e atualmente é a responsável pelo recebimento das doações, os alimentos serão destinados para cerca de 30 famílias cadastradas na Sociedade São Vicente de Paulo.

“O dia de hoje é importante para celebrarmos o amor de Jesus por nós e o que nós podemos fazer pelos outros, como por exemplo, os irmãos de rua”, explica ­Maristela.

Desde cedo, ela acompanhou a confecção dos tapetes, iniciada por volta das 9h. De acordo com a voluntária, ao meio dia, quase todos já estavam prontos. “Este ano eles estão maiores do que os do ano passado e foram desenhados por pastorais da comunidade, catequistas, coroinhas e alunos da escola Lurdiz Ortiz, Moderno e Renovação”, justificou.

O padre João também acompanhou o processo e se mostrou feliz com o resultado. “Às 18 horas eu celebro a missa. Depois, às 19 horas saímos em procissão pelas ruas do bairro. Por fim, com o Santíssimo em mãos, passamos por esse tapete de solidariedade como forma de homenageá-lo” explicou.

De acordo com o padre, mais de três mil pessoas participam da ­celebração.

Público

O público, composto basicamente por idosos e crianças aproveitou a tarde agradável para percorrer o entorno dos tapetes e compreender os desenhos. Desejos de paz, saúde, amor, tolerância e a figura de Jesus puderam ser vistos desenhados através de areia, sal grosso tingido, pedras, serragem e pó de café.

Neusa Teixeira é moradora do bairro e afirmou que há mais de 10 anos está presente na celebração. “Acho muito bacana envolver as crianças no processo de produção dos tapetes. É uma forma de ensinar a elas alguns valores que não podem ser esquecidos”, justificou.

Prefeitura

De acordo com a Administração, 23 igrejas de Santos promoveram missas, procissão e tapetes. A programação envolveu a Zona Noroeste, morros, Centro, orla e a Zona Intermediária.

Feriado

A data Corpus Christi significa o corpo de Cristo representado na Eucaristia. A data acontece 60 dias após o domingo de Páscoa, sempre em uma quinta-feira. A celebração é composta de missa, procissões e adoração do Santíssimo Sacramento.

A comemoração recorda a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem bíblica, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu corpo e sangue.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3087, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 3.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter