10h : 46min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Corpus Christi é celebrado com os tradicionais tapetes

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a confecção dos tapetes contou com coroinhas, catequistas e alunos de três escolas da cidade

Comentar
Compartilhar
16 JUN 2017Por Vanessa Pimentel10h30
A confecção dos tapetes em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos, começou por volta das 9h e contou com a ajuda de alunos de três escolas da cidadeFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Quem foi conferir a confecção dos tapetes de Corpus Christi, em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida, em Santos, além de se surpreender com a beleza dos desenhos, pôde perceber a importância de parar um pouco para ajudar quem precisa. A lembrança veio através de um coração desenhado por mantimentos.

De acordo com Maristela Santos Augusto, que há mais de 10 anos faz parte das celebrações do Corpus Christi e atualmente é a responsável pelo recebimento das doações, os alimentos serão destinados para cerca de 30 famílias cadastradas na Sociedade São Vicente de Paulo.

“O dia de hoje é importante para celebrarmos o amor de Jesus por nós e o que nós podemos fazer pelos outros, como por exemplo, os irmãos de rua”, explica ­Maristela.

Desde cedo, ela acompanhou a confecção dos tapetes, iniciada por volta das 9h. De acordo com a voluntária, ao meio dia, quase todos já estavam prontos. “Este ano eles estão maiores do que os do ano passado e foram desenhados por pastorais da comunidade, catequistas, coroinhas e alunos da escola Lurdiz Ortiz, Moderno e Renovação”, justificou.

O padre João também acompanhou o processo e se mostrou feliz com o resultado. “Às 18 horas eu celebro a missa. Depois, às 19 horas saímos em procissão pelas ruas do bairro. Por fim, com o Santíssimo em mãos, passamos por esse tapete de solidariedade como forma de homenageá-lo” explicou.

De acordo com o padre, mais de três mil pessoas participam da ­celebração.

Público

O público, composto basicamente por idosos e crianças aproveitou a tarde agradável para percorrer o entorno dos tapetes e compreender os desenhos. Desejos de paz, saúde, amor, tolerância e a figura de Jesus puderam ser vistos desenhados através de areia, sal grosso tingido, pedras, serragem e pó de café.

Neusa Teixeira é moradora do bairro e afirmou que há mais de 10 anos está presente na celebração. “Acho muito bacana envolver as crianças no processo de produção dos tapetes. É uma forma de ensinar a elas alguns valores que não podem ser esquecidos”, justificou.

Prefeitura

De acordo com a Administração, 23 igrejas de Santos promoveram missas, procissão e tapetes. A programação envolveu a Zona Noroeste, morros, Centro, orla e a Zona Intermediária.

Feriado

A data Corpus Christi significa o corpo de Cristo representado na Eucaristia. A data acontece 60 dias após o domingo de Páscoa, sempre em uma quinta-feira. A celebração é composta de missa, procissões e adoração do Santíssimo Sacramento.

A comemoração recorda a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem bíblica, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu corpo e sangue.

Colunas

Contraponto

Banner Dengue