Banner Codevida

Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes começa segunda

A imunização seguirá até dia 22 de setembro de segunda a sexta, das 9h às 16h, nas policlínicas da rede de Atenção Básica

Comentar
Compartilhar
05 SET 2017Por Da Reportagem15h30
Na Multivacinação de 2016, foram aplicadas 8.981 dosesFoto: Elza Fiúza/Agencia Brasil

A partir da próxima segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia a Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A imunização seguirá até dia 22 de setembro de segunda a sexta, das 9h às 16h, nas policlínicas da rede de Atenção Básica. Também está previsto o Dia D em 16 de setembro (sábado), quando 12 unidades de saúde ficarão abertas para atender ao público-alvo.

“A campanha tem como objetivo atualizar a carteira de vacinação das crianças e adolescentes não vacinados ou com esquemas incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais e manter controladas ou erradicadas diversas doenças”, explica a chefe do     Departamento de Vigilância em Saúde (Devig), Ana Paula Valeiras. Por isso, é importante levar a caderneta para a verificação das vacinas ou doses faltantes.

Entre as doenças que podem ser evitadas por vacinas estão a tuberculose, hepatites A e B, difteria, tétano, coqueluche, pneumonia, gastroenterites, poliomielite, meningite C, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e outras. No caso da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), voltada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, previne contra vários tipos de câncer, principalmente do colo do útero, anal, vaginal e de pênis.

A campanha segue as recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde e do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), da Secretaria de Estado da Saúde, e não possui meta de doses a serem aplicadas. Santos conta com 71.745 pessoas entre menores de 1 ano até 14 anos de idade, os quais podem se vacinar nas policlínicas durante todo o ano. Na Multivacinação de 2016, foram aplicadas 8.981 doses.

Colunas

Contraponto