X

Praia Grande

Seduc firma parceria com foco em potencializar a linguagem dos alunos

Iniciativa beneficiará cerca de 7,5 mil estudantes da Educação Infantil

Da Reportagem

Publicado em 22/02/2018 às 12:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praia Grande avança mais um passo para alavancar ainda mais a qualidade no sistema de ensino nas escolas municipais. Na quarta-feira (21), a Secretaria de Educação (Seduc) firmou parceria com a ONG Laboratório da Educação (Labedu). A iniciativa, que busca potencializar a linguagem e o desenvolvimento das crianças, beneficiará diretamente cerca de 7.500 alunos das 33 unidades de Educação Infantil da Cidade.

A assinatura do termo de acordo entre a Administração Municipal e a entidade do terceiro setor ocorreu na sala de reuniões no gabinete do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. Além do chefe do Executivo, participaram do ato a presidente da ONG Laboratório da Educação, Beatriz Cardoso, o gerente de Relações Institucionais da Ambev, Felipe Daud, a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, a Subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, e membros da equipe técnica da Seduc.

Com a parceria, o Laboratório da Educação desenvolverá em Praia Grande o projeto Aprender Linguagem, que visa a formação de diretores, assistentes técnicas pedagógicas (ATPs) e equipe técnica da Seduc.

Voltada para atender alunos de 0 a 5 anos, a iniciativa trabalha com as crianças a linguagem, oralidade infantil e incentivo à leitura. Ao longo do projeto, o Labedu acompanhará de perto 12 unidades, gerando relatórios que apresentem os resultados alcançados com os estudantes.

De acordo com a presidente da ONG, Beatriz Cardoso, o Aprender Linguagem busca sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças com que convivem.

“Temos como foco potencializar a linguagem e o desenvolvimento do aluno. Trata-se de uma metodologia que busca interagir mais com a criança de forma que ela seja protagonista também da ação”.

Pioneirismo

 Praia Grande é a primeira cidade da Baixada Santista a firmar parceria com a entidade. O município de Caieiras, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também será contemplado com a iniciativa ao longo do ano. “Vamos facilitar a apropriação teórica e prática de conhecimentos sobre o desenvolvimento da linguagem, por meio de conteúdos e ferramentas que ajudam os profissionais da área a enriquecer suas interações com as crianças”, reforçou Beatriz.

Capacitação

Para a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, o Aprender Linguagem analisou de forma positiva a medida já adotada pela Seduc no que diz respeito a capacitação constante dos profissionais. “Temos esse cuidado e incentivamos o corpo docente a sempre se qualificar. Isso resulta numa melhor qualificação do ensino uma vez que os maiores beneficiados de toda a ação serão os alunos”.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, ressaltou a importância da parceria para a educação dos alunos. Segundo o administrador municipal, o projeto vem ao encontro do anseio da Cidade em qualificar ainda mais o ensino nas pontas. “O ambiente escolar influencia diretamente na formação do cidadão e do caráter de nossos alunos, principalmente, na faixa etária de 0 a 5 anos quando estão em plena formação”, enfatizou.

Tendo a educação como um compromisso pessoal, haja vista a grande reformulação realizada no sistema de ensino nos últimos 20 anos, Mourão destacou a necessidade de se ofertar um ensino cada vez mais qualificado. “Essa parceria se trata de um primeiro processo. Precisamos entender essa necessidade de reformulação e qualificar o investimento no ensino. Até porque, se não melhorarmos a educação no País nunca teremos uma democracia verdadeira”. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter