X

Praia Grande

Oficina de Artes Visuais tem inscrições abertas; Atividades ocorrem no Palácio das Artes

De acordo com a arte educadora, a cultura caiçara também será trabalhada nas oficinas, assim como a temática de uma exposição

Da Reportagem

Publicado em 09/03/2017 às 13:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As oficinas acontecem no Palácio das Artes, nos períodos da manhã e tarde / Alexandra Giulliett/PMS

Ensinar vários segmentos das artes visuais de forma lúdica e divertida. A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) oferece gratuitamente ao público oficinas de artes visuais de segunda a quinta-feira, para pessoas acima de 7 anos. As oficinas acontecem no Palácio das Artes, nos períodos da manhã e tarde.

Responsáveis pelo setor, as arte educadoras Filomena Coleto e Maria Fernanda Capelli explicam como funciona o trabalho. “Trabalhamos com todas as linguagens das artes visuais como desenho, colagem e pintura, sempre baseado em algum artista ou pintor renomado. Os alunos criam suas próprias obras através dessas referências artísticas”, afirma Maria Fernanda.

“Este ano, também temos o foco dos 50 anos de Praia Grande. Por isso temos realizado trabalhos sobre os três ecossistemas existentes em nosso Município: manguezal, mata atlântica e o mar. Os alunos exploram todas as questões sobre o tema, de várias maneiras diferentes”, diz Filomena Coleto.

De acordo com a arte educadora, a cultura caiçara também será trabalhada nas oficinas, assim como a temática da exposição “Todos podem ser Frida”, que estreia na Galera Nilton Zanotti dia 2 de março. “Como teremos a Semana da Cultura Caiçara em Praia Grande no mês de maio, e a exposição na Galeria em março, a turma de alunos adultos já começa a produzir desenhos, pinturas e colagens tendo os dois temas como referência. As obras serão expostas posteriormente, o que gera um reconhecimento pela dedicação dos alunos durante as oficinas”.

Desenvolvimento – Para Filomena Coleto, a evolução dos alunos durante as oficinas é nítida. “Cada aluno tem seu jeito, sua técnica. Nenhum trabalho é igual ao outro. E todos são capazes de produzir coisas maravilhosas, desde as crianças, adultos até os alunos especiais. Eles têm orgulho de mostrar para os amigos e familiares tudo o que aprenderam. Observamos que as oficinas melhoram a auto-estima e funcionam como uma terapia para todos”.

Maria Fernanda destaca a participação dos pais nesse processo de aprendizagem. “O incentivo familiar é a base de tudo. Observamos aqui as mães e pais que trazem seus filhos para a oficina, ficam aguardando, tiram um tempo do seu dia para que seus filhos possam se desenvolver no aspecto artístico. Isso é de extrema importância para a evolução do aluno”.

Turmas e horários

As oficinas de artes visuais acontecem de segunda a quinta-feira. As inscrições seguem até o dia 10 de março e para participar, é preciso comparecer ao Palácio das Artes munido de cópia do RG, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3X4. Para os menores de idade, os pais ou responsáveis devem trazer os próprios documentos e o da criança, além da declaração escolar. 

Confira o horário das oficinas:

Segunda-feira: 13h30 às 15 horas (infantil)
15h30 às 17 horas (adulto)

Terça-feira: 9 horas às 10h30 (adulto)
14 horas às 16 horas (adulto)

Quarta-feira: 9 horas às 10h30 (infantil)

Quinta-feira: 9 horas às 10h30 (adulto)

O telefone para informações é o 3496-5707. O Palácio das Artes fica na Av. Pres. Costa e Silva, 1.600. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter