X

Praia Grande

Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário é tema de reunião em Praia Grande

Encontro ocorreu no Paço Municipal, Bairro Mirim, terça-feira (6)

Da Reportagem

Publicado em 07/03/2018 às 14:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário é tema de reunião em Praia Grande / DeCom/PMPG

Na tarde de terça-feira (6) a Subsecretaria de Ações de Cidadania intermediou o encontro entre os representantes do Rotary Club Distrito 4420 de Praia Grande e a ONG Criança Feliz, do Bairro Antártica. O encontro ocorreu no Paço Municipal, no Bairro Mirim, e a ONG foi a primeira a receber apoio do Rotary para participar de uns dos Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDS). No ano passado, a Subsecretaria de Ações de Cidadania, o Rotary e as ONGs da Cidade se uniram para a criação dos NRDS.
 
A ONG Criança Feliz está localizada no loteamento da Vila São Jorge, no Antártica, e o bairro possui diversos equipamentos municipais que proporcionam qualidade de vida e bem estar a população e, entre eles, estão duas Unidade de Saúde da Família (Usafa), duas escola municipais, uma escola estadual, um espaço de multiuso e um ginásio poliesportivo.
 
De acordo com subsecretário de Ações de Cidadania, Claudino Pacheco Filho, ocorrerão outras reuniões com as ONGs da Cidade, que auxiliem a comunidade. “Este é ponto de partida e a Administração Municipal está intermediando o contato entre as ONGs e Rotary”.
 
Durante a reunião, os representantes do Rotary Club Distrito 4420, Gilmar Hernandes, secretário executivo, e Décio Cunha, governador assistente, explicaram como funciona o trabalho do clube ao presidente da ONG Criança Feliz, Mário Sérgio Ferreira.  Uma das medidas é descobrir as possíveis lideranças das ONG, apresentando o estatuto e regimento interno que deve ser cumprido para que a instituição possa fazer parte do Rotary Club e começar a fazer um trabalho do com a comunidade local.
 
Segundo Hernandes, umas das ideias para ONG é levar cursos profissionalizantes para encaminhar os jovens e adolescentes para que eles tenham uma nova perspectiva de vida. “O Rotary age conforme a necessidade de cada comunidade, as entidades devem cumprir alguns critérios, para que o Rotary possa auxiliá-los conforme a necessidade da ONG”.
 
O presidente da ONG Criança Feliz, Mário Sérgio Ferreira, estava se sentindo realizado com a participação da entidade nas obras assistenciais do Rotary Club. “Ao participar dessa reunião sinto que o trabalho da nossa instituição está sendo reconhecida. Nossa entidade não atende apenas crianças, alfabetizamos adultos, realizamos várias modalidades esportivas e cursos de artesanato, para que as crianças e adolescentes tenham uma ocupação enquanto os pais estão trabalhando”.
 
Rotary Club – Em 1905, o advogado Paulo Harris, formou primeiro Rotary Club para que profissionais de diversas áreas pudessem interagir fortalecer os vínculos de amizade e também transformar a vida de pessoas no mundo inteiro. Um dos projetos mais conhecidos é o da erradicação da poliomielite, no qual as vacinas são levadas as comunidades carentes.
 
Em Praia Grande a proposta do clube é instituir os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDCs) no Município, no quais serão realizadas palestras mensais com as instituições, para que os membros do Rotary possam entender as necessidades de cada comunidade e propor soluções.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter