X

Política

Não há 'possibilidade política' para reforma da Previdência em 2018, diz Dyogo

O ministro do Planejamento disse que há uma janela de 'pauta' da reforma este ano, depois da votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer

Estadão Conteúdo

Publicado em 19/10/2017 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dyogo Oliveira admitiu que, se a reforma da Previdência não for aprovada este ano, não haverá 'nenhuma' possibilidade política em 2018 / Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, admitiu que, se a reforma da Previdência não for aprovada este ano, não haverá "nenhuma" possibilidade política de passar em 2018. Em audiência no Tribunal de Conta da União (TCU), Oliveira disse que há uma janela de "pauta" da reforma da Previdência este ano, depois da votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.

Ele defendeu a aprovação da reforma sem Plano B. Ou seja, sem a redução do alcance das mudanças nas regras da Previdências no texto que tramita na Câmara. "Desejamos que seja aprovado o máximo possível", avaliou.

O ministro disse que o governo está disposto a enfrentar o debate, apesar da proximidade das eleições, e tem conversado com os líderes no Congresso. "A Previdência está consumindo todo o Orçamento. Quanto antes fizermos, mais suave será fazer antes", avaliou. Na sua avaliação, deixar a aprovação da reforma para depois levará à explosão da "barragem".

"Não terá mais jeito. Será a reforma dura de verdade", disse o ministro. Ele reconheceu que o espaço político é pequeno para a aprovação. "Em muitos lugares a preocupação sobre eleição é elevada. Mas o governo não tem pretensão de reeleição", afirmou

Segundo ele, a agenda continuará concentrada em fazer a reforma que o País precisa. "Não existe crescimento sem equilíbrio econômico. Um Estado quebrado não é ambiente para o crescimento econômico", avaliou. Oliveira acrescentou ainda que não tem economia em governos de direita ou esquerda que deu certo com contas quebradas.

Rio

O ministro do TCU José Múcio Monteiro destacou que poderá acontecer no Brasil o que ocorreu no Rio de Janeiro e que não vê nenhum senador ou político preocupado problema fiscal do País. "Poderemos ter 27 rocinhas. Cada uma com o seu sotaque", disse Múcio numa referência aos problemas de segurança enfrentados numa das maiores comunidades da América Latina.

Para o ministro, os políticos estão só preocupados em serem reeleitos nas próximas eleições. Repetindo avaliação do ex-ministro Delfin Netto, Múcio disse que as reformas serão "compulsórias" devido à difícil situação fiscal do País.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter