X

Política

Joaquim Barbosa defende diminuição do papel do Estado na economia

Para Barbosa, falta no país uma cultura empresarial menos voltada a altas margens de lucros, muitas vezes permitidas pelo próprio governo

Folhapress

Publicado em 10/04/2017 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Joaquim Barbosa criticou o estado atual do capitalismo brasileiro / Agência Brasil

O ex-ministro e ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa criticou o estado atual do capitalismo brasileiro, no qual algumas empresas buscam "o sucesso empresarial mediante uso de práticas ilícitas, como entorses ao princípio da concorrência e corrupção de agentes públicos".

Para Barbosa, falta no país uma cultura empresarial menos voltada a altas margens de lucros, muitas vezes permitidas pelo próprio governo, e mais calcada em desenvolvimento de longo prazo.

"É necessário punir [empresas que agem à margem da ética], mas isso não basta. Deve-se retirar o Estado de atividades econômicas nas quais não deveria estar, reservando-o a serviços públicos, e diminuir as ambiguidades legais onde o empreendedor busque levar a cabo empreitadas com auxílio de gordos benefícios estatais", afirmou.

A fala aconteceu na abertura do Fórum Conformidade nos Negócios, promovido pela Folha de S.Paulo, com patrocínio da Petrobras. O evento acontece nesta segunda (11) e terça (12), no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo.

Barbosa também criticou o que chamou de "avanço da política sobre áreas técnicas, em setores regulados pelo Estado", afirmou. "É preciso retirar as pegadas dos políticos do caminho das empresas", disse.

Para o ex-ministro do STF, as empresas devem buscar formas de se destacar no mercado sem depender da proximidade com o setor público e vantagens competitivas indevidas, até pela possibilidade de penalização de empresas e executivos não apenas no Brasil, mas por governos de outros países, caso daquelas que negociam papéis em bolsas como nos Estados Unidos.

"É preciso preparar e executar programas de ética nas empresas ["compliance", no jargão] rigorosos e transparentes, não apenas como formalidade, o que é difícil pelo clientelismo histórico do país", explicou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter