X

Política

Haddad afasta fake news e diz que temas como aborto ficarão com Congresso

Desde as vésperas do primeiro turno, a equipe de Haddad tem se preocupado com notícias falsas que circulam contra o petista nas redes sociais

Folhapress

Publicado em 17/10/2018 às 15:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para Haddad, alguém que não se coloca a serviço do bem "não pode ser alçado à condição de Presidência da República". / Rovena Rosa/Agência Brasil

Fernando Haddad se apresentou como cristão, neto de um líder religioso no Líbano e casado há 30 anos com a mesma mulher, Ana Estela. Disse que deixará temas sensíveis, como a legalização das drogas e do aborto, a cargo do Congresso e desmentiu boatos de que defende pedofilia em sua campanha.

"Não é nenhuma concessão, é o que penso. Um presidente não é eleito para colocar seu ponto de vista nas coisas. Não pode impor valores. Se eu digo que matar é a solução, que torturar é a solução, que exemplo eu estou dando? Falo isso como cristão e cidadão", afirmou Haddad.

O candidato do PT ao Planalto estava diante de lideranças evangélicas, nesta quarta-feira (17) em São Paulo, num esforço para tentar conter a onda em apoio a seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL), entre religiosos, pobres e mulheres, um eleitorado tradicionalmente petista.

Desde as vésperas do primeiro turno, a equipe de Haddad tem se preocupado com notícias falsas que circulam contra o petista nas redes sociais -e com o fato de não ter encontrado um antídoto eficaz para combatê-las. O petista atribui a circulação dessas informações caluniosas a Bolsonaro e a seus apoiadores.
Mesmo ciente das dificuldades para dilatar o apoio entre as denominações -segundo o Datafolha, 70% dos evangélicos apoiam o capitão reformado–, Haddad fez um discurso em que se comprometeu com os valores da família e fez críticas ao candidato do PSL.

Para Haddad, alguém que não se coloca a serviço do bem "não pode ser alçado à condição de Presidência da República".

"Fiquei muito preocupado com a onda de calúnias difamatórias que passaram a frequentar nossas redes sociais. Esses boatos atravessaram uma arena em que não é possível debater", afirmou Haddad.
"De que vale um voto ganho dessa maneira?", completou.

O candidato petista ressaltou que a Justiça "demora para agir" porque não tem mecanismos para conter o fenômeno das fake news.

Haddad firmou ainda três compromissos frente a plateia de cerca de 200 pessoas, integrantes das igrejas Metodista, Presbiteriana, Batista, Anglicana, Assembleia de Deus, entre outras.

São eles: prioridade de um eventual governo será os mais pobres; o acolhimento, por parte do Estado, de todas as religiões; delegar ao Congresso decisões sobre temas como aborto, legalização das drogas e casamento gay.

Como antecipou a Folha nesta terça, a carta que Haddad preparou aos evangélicos -divulgada nesta quarta- já continha esses compromissos e trata também do que o petista chama de "calúnias" e "mentiras" que circulam entre os cristão sobre os candidatos de seu partido desde as eleições de 1989.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

Santos

Atenção Cineastas! 'Fábrica do Audiovisual' abre inscrições em Santos

Para participar, os alunos precisam ter mais de 18 anos e morar em Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter