X

Política

Guarujá lidera na Baixada em pré-candidatos à Prefeitura

São 14 até agora: um ex-prefeito, alguns secretários, vereadores e outros que nunca tiveram cargo público. O Diário do Litoral começou a entrevistá-los e os cinco primeiros alertaram que querem mudar a cidade

Carlos Ratton

Publicado em 25/04/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá possui, até agora, 14 pré-candidatos a prefeito / Luiz Torres/DL

Acredita-se que seja um recorde na região. Guarujá possui, até agora, 14 pré-candidatos a prefeito. Um já passou pela experiência como o ex-prefeito Farid Said Madi e outros já trabalharam na Administração direta – Duíno Verri Fernandes (vice da prefeita Maria Antonieta de Brito); Adilson de Jesus (secretário); Valter Batista (secretário de Farid); Angélica Mariano (chefe de Gabinete do pai e ex-prefeito, Maurici Mariano); Heitor Gonzalez (secretário de Maurici Mariano). Todos querem mudar os rumos da Cidade.

Ainda há quem tem experiência legislativa, como o ex-vereador Valter Suman e os atuais Gilberto Benzi e Valdemir Batista Santana, o Val Advogado. Somados a esse grupo, ainda encontram-se o advogado Sidnei Aranha; o pastor Marquiel Francisco Melo, o universitário Jonatas Nunes; o ex-assessor político Rogério Lima e o empresário paulistano Fábio Fronterota. A maioria acredita que fará diferente caso chegue a comandar o município a partir de 2017.

Diário do Litoral já conseguiu entrevistar cinco. Para o professor e ex-secretário de Turismo Valter Batista, Guarujá tem que ser reconstruída sobre a bandeira da sustentabilidade, envolvendo as áreas ambiental, política, social, ética, estética, cultural e econômica, e participação popular. “Temos que qualificar o funcionalismo e cortar, por exemplo, gastos com aluguéis, consultorias, com cargos comissionados e funções gratificadas”, afirmou. 

Jonatas Nunes tem proposta parecida com Batista. Ele acrescenta que é preciso avaliar a criação de uma empresa de coleta de lixo municipal, incluindo catadores na área e uma usina de reciclagem, para gerar emprego e renda; a revisão do contrato com a empresa de transporte público e efetivar a participação de conselhos tornando-os deliberativos. “A população não participa porque os governos não permitem. As pessoas não têm voz. Vou mudar isso. Vou construir um novo modelo social na Cidade”, afirmou.

Já o vice-prefeito Duíno Verri Fernandes pensa em metropolizar, de fato, a cidade, por intermédio do túnel para Santos - a ligação seca que há anos vem sendo prometida pelo Governo do Estado. Ele também acredita que é preciso investir na mobilidade urbana como forma de melhorar a vida econômica das pessoas, no aumento de renda e na integração social. “Vou fomentar clubes de bairro, conveniados com a Prefeitura, para proporcionar cultura e lazer às famílias”.

Já Sidnei Aranha afirma que é preciso tirar Guarujá das trevas, com a implantação de operações urbanas consorciadas, previstas no Estatuto da Cidade, que visa valorização de áreas e regularização de inúmeras obras. Ele acha ser necessário discutir a não medicalização na saúde e a justiça restaurativa. “Creche não é para a mãe trabalhar, mas um conceito pedagógico, um direito da mãe. Meu conceito de segurança pública é completamente diferente e se baseia em estudos de universidades. Eu gostaria de ser ouvido pela sociedade de Guarujá”, destacou. 

Já o vereador Gilberto Benzi garante que mudará a cidade nos seus primeiros 100 dias de um futuro governo. “Vamos investir em iluminação, educação, cultura e esportes. Vou publicar um decreto em que todo o fornecedor que atender a Prefeitura irá receber em 30 dias. Com isso, o preço será real e não mais alto porque acredita que levará meses para receber”, garantiu, ressaltando que também irá dar atenção à saúde primária.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter