X

Política

Foro especial deve cair, diz Gilmar Mendes em debate

A Constituição de 1988 estabeleceu que autoridades da administração pública têm tratamento diferenciado na Justiça

Folhapress

Publicado em 24/04/2018 às 18:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O STF deve decidir pela redução do alcance do foro especial, segundo Gilmar Mendes / Divulgação/Fotos Públicas

O Supremo Tribunal Federal deve decidir pela redução do alcance do foro especial, disse o ministro Gilmar Mendes na manhã desta terça-feira (24). Ele participou de debate promovido pela revista Veja, em São Paulo.

"Acho que irá cair o foro, mas haverá nuances. Casos referentes a crimes cometidos no mandato ficarão no STF", disse Gilmar.

A Constituição de 1988 estabeleceu que autoridades da administração pública têm tratamento diferenciado na Justiça. Casos referentes a essas pessoas são enviados para instâncias superiores. Segundo levantamento feito pela Folha, quase 59 mil pessoas se encontram nesta situação.

O debate deve ser retomado no STF no dia 2 de maio. Oito dos 11 ministros já votaram de forma favorável à restrição do alcance do foro para deputados e senadores.

Em evento cujo tema era a proliferação de notícias falsas, Gilmar disse que mesmo no Judiciário há algumas lendas a combater. Deu como exemplo a ideia de que o foro especial e a prisão apenas após o esgotamento de recursos em todas as fases da Justiça contribuem para a impunidade no país.

"Dizem que o grande problema é o trânsito em julgado. Isso num país em que apenas 8% dos homicídios são julgados. Deveríamos discutir mais a fundo essas questões, disse.

Em 2016, no STF, Gilmar votou favoravelmente pela execução da pena após condenação de segunda instância. O ministro mudou de posição nos últimos julgamentos na corte.

"Em 2016, dissemos que era razoável que a partir da condenação em segunda instância já se possa ocorrer a prisão. Mas o que pensamos como possibilidade virou um imperativo categórico. Então deveríamos analisar de forma crítica essas questões. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra."

Perguntado a respeito do caso do ex-presidente Lula, Gilmar avaliou que houve precipitação na prisão.

"Acho que não deveria ter havido a prisão antes do exaurimento do caso no TRF 4". Disse não concordar, porém, com a tese de que houve perseguição política contra Lula.

Gilmar também voltou a criticar o que chama de "alongadas prisões provisórias" em Curitiba, pela Operação Lavo Jato.

"Usar a prisão provisória para obter delação é um problema. Se é que não transformaram a prisão provisória numa espécie de tortura."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter