X

Política

Está chegando ao fim a lua de mel entre os munícipes e novos prefeitos

Da Reportagem

Publicado em 25/07/2017 às 10:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No mês de fevereiro, concedi uma entrevista onde afirmava que a paciência com os novos prefeitos tinha prazo de validade reduzido. Pois bem, as pesquisas realizadas ao fim desse primeiro semestre, quando lidas atentamente, já demonstram evidências cristalinas dessa tendência.

Podemos elucidar esse fenômeno, principalmente através de duas variantes bem definidas: 1º) a maioria dos novos chefes dos executivos municipais elegeram-se através de discursos contundentes em relação ao abandono vivido pelos moradores e à situação de descalabro na gestão dos recursos públicos e prestação dos serviços; 2º) no mesmo processo eleitoral prometiam o resgate das administrações municipais através da implementação de gestões profissionais e eficientes.

Pois bem, no primeiro caso os presentes alcaides encontram-se limitados para proferir o discurso da “herança maldita”, uma vez que a disseminação da sensação de que a coisa pública estava em ruínas, foi a principal bandeira e posterior motivação para suas vitórias.

No segundo episódio, a entrega do prometido ficou comprometida, notadamente em virtude das incapacidades dos governantes em preencherem os cargos de primeiro e segundo escalões com profissionais qualificados e conhecedores do funcionamento da máquina estatal. Em outras palavras, não se faz churrasco bom com carne ruim.

Ao mesmo tempo, os novos prefeitos agarram-se às redes sociais como a tábua de salvação para popularidade duradoura, promovendo espetáculos até então desconhecidos do grande público, como a ostentar as indumentárias de garis e/ou agentes de trânsito, limpar e pintar grades de parques, ensaiar coreografias com demais secretários em praça pública, além de inundar o WhatsApp com posts e vídeos de infindáveis reuniões para uma quantidade sem fim de temas, como também, divulgar de maneira superlativa obras e ações.

O grande problema de tal comportamento vem circunscrito na esfera que define os limites entre o estado real das coisas e os arquétipos imaginários. Ou seja, para que a comunicação promovida através de instrumentos como Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, entre outros, possua efetividade, o mundo observado através dos sentidos precisa estar em consonância com a telinha dos smartphones e iphones.

Caso contrário, a credibilidade dos governantes esvaecerá como grãos de areia pelas lacunas dos dedos. Em síntese, a grande maioria dos municípios, ao longo dos últimos quinze anos, cresceu demograficamente, mas ressentiram-se da ausência de obras estruturantes e intervenções permanentes na garantia da cidadania.

Os atuais Prefeitos foram eleitos como representação do fim das perfumarias e o início de uma nova era consubstanciada em políticas planejadas e inteligentes, com trabalho no presente e olho no futuro.

Nilton Tristão é cientista político, diretor do Instituto Opinião Pesquisa e da GovNet S/A

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter