X

Política

É improvável que Temer caia, diz Ciro Gomes em congresso em BH

Em fala à imprensa durante o congresso, ele foi questionado sobre sua candidatura e afirmou que isso não está garantido

Folhapress

Publicado em 17/06/2017 às 14:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ciro Gomes afirmou que é improvável que o presidente Michel Temer caia / Agência Brasil

Em Belo Horizonte para participar do ato Minas Pelas Diretas Já e do 55º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou ser improvável que o presidente Michel Temer (PMDB) não conclua o mandato.

"Ele representa organicamente o centro do poder real no Brasil, e ele está fazendo o que pode e o que não pode. Eu o conheço, ele não tem escrúpulos, ele é um grande canalha. Está espionando ministro do Supremo com a Abin, está perseguindo adversários e isso está funcionando", disse.

Em fala à imprensa durante o congresso, Ciro foi questionado sobre sua candidatura e afirmou que isso não está garantido.

"É muito cedo, eu propus aqui que a gente debatesse o Brasil. Entrarei com a minha proposta e, nessa hora, pedirei as simpatias, mas agora não é hora de dividir, é hora de somar."

Ele prega que os partidos de esquerda se unam para derrubar Temer e deixem para se dividir em "julho de 2018", às vésperas da eleição.

A respeito da realização de eleições diretas -que demandaria mudança na Constituição-, Ciro disse que seria "bom ter a mão do povo limpando a área, mas eu não acredito muito que isso aconteça".

Ciro ainda se posicionou contrário a uma nova candidatura do ex-presidente Lula. "Ele desserve ao Brasil e a sua própria biografia se ele não ajudar a construir uma passagem para um novo projeto. Na hora que ele entrar, o Brasil se divide numa reflexão odienta e apaixonada ao redor dele."

Ciro responsabilizou Lula por ter colocado Temer na linha de sucessão e por ter indicado Dilma Rousseff, "uma pessoa sem experiência e que acabou se vulnerando a esse golpe". "Porque [Lula] ficou tão poderoso, tão dono da verdade, que não ouviu mais ninguém", completou.

Farsa ou tragédia

Em fala aos estudantes, Ciro lembrou que Lula pediu o impeachment de Fernando Henrique Cardoso a Temer, então presidente da Câmara, em 1999, e afirmou que desaprovou a atitude.

"Remédio pra governo ruim não é impeachment. Quando a gente repete a história é como farsa ou tragédia", disse.

"Eu disse: Lula, não faça isso. Numa democracia verde como a nossa, se a gente legitimar esse caminho, na próxima que um de nós estiver no poder, eles vão fazer, com a diferença que eles tem a mídia e o poder econômico."

"O que segura o país é o consenso ao redor de estruturas e não esses oportunismos de conveniência. Um dia a gente usa contra eles e perde a autoridade moral quando vierem usar contra nós", completou.

Em outro momento, voltou a afirmar que a história brasileira adora se repetir, ao lembrar que Fernando Collor se elegeu com a promessa de moralizar o país.

"O [João] Doria [PSDB] é a tentativa deles, mas ele é tão fraquinho que vão ter que inventar outro. Daqui até dezembro ele morreu."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter