X

Política

Doria diz que não será desleal a Alckmin e que quer 'enterrar' Lula

No entanto, Doria disse que quem escolhe os candidatos nos grandes partidos é o povo

Folhapress

Publicado em 28/06/2017 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As declarações foram dadas em resposta a empresários que participaram do almoço em um hotel em Brasília / Rovena Rosa / Agência Brasil

Em palestra para empresários em Brasília, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse não se apresentar como candidato à Presidência da República em 2018 por lealdade ao governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), seu padrinho político. No entanto, Doria disse que quem escolhe os candidatos nos grandes partidos é o povo.

No evento organizado pelas seções do DF da Fecomercio e do Lide, empresa fundada por Doria, o prefeito de São Paulo também atacou o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que o petista deve disputar as eleições do ano que vem, mas para ser "enterrado" pelos tucanos.

As declarações foram dadas em resposta a empresários que participaram do almoço em um hotel em Brasília.

Uma das perguntas era se Doria seria candidato à presidente em 2018. O prefeito respondeu que não se apresenta como candidato, mas "como brasileiro que administra a maior cidade brasileira e quer contribuir para o país".

"Alem do quê, aprendi com meu pai a ter lealdade. Essa é uma característica que eu aprecio e tenho. Tenho lealdade ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Jamais eu teria atitudes para atropelá-lo, colocá-lo em situação de constrangimento diante de alguém que sempre me prestigiou, me dedicou amizade", afirmou.

Logo em seguida, fez uma ponderação citando posicionamentos do próprio Alckmin e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Quem toma a decisão para uma candidatura dos bons partidos, dos bons candidatos, não são os candidatos nem os partidos. É o povo", afirmou Doria, sob aplausos do empresariado.

O prefeito disse que o momento de decidir a candidatura do PSDB à Presidência chegaria e se daria "sem constrangimentos, sem mágoas, sem machucaduras e de uma forma natural".

As críticas ao PT que predominaram ao longo dos seus 45 minutos de fala seguiram durante ao tempo destinado a perguntas.

Doria disse não temer os índices de popularidade de Lula e disse querer vê-lo candidato à Presidência da República em 2018.

"Já defendi e continuo a defender que o Lula deve ser candidato nas eleições. Deve disputar as eleições, sim, e perder as eleições. Para não criarmos um mártir e a vitimização que pode eternizar a figura de um mito que não é mito", disse Doria.

"O Lula disputando as eleições não vai isentá-lo das penas que ele deverá receber provavelmente fruto dos cinco indiciamentos que já tem. Mas ao perder a eleição, e assim será, Deus é grande e o povo brasileiro também, vamos enterrar o mito, vamos enterrar o Lula e vai ficar o Luiz Inácio", disse o prefeito de  São Paulo encerrando a palestra.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter