X

Política

Delcídio pede cem dias de afastamento do Senado

A licença foi apresentada nesta quarta-feira (4), mas pede o início do afastamento para a próxima sexta-feira (6)

Folhapress

Publicado em 04/05/2016 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Delcídio pede cem dias de afastamento do Senado / Agência Brasil

No dia em que pode ter seu mandato cassado, o senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) apresentou um novo pedido de afastamento do Senado. Dessa vez, não alega motivos de saúde, mas a necessidade de se ausentar por cem dias para "tratar de interesses particulares".

A licença foi apresentada nesta quarta-feira (4), mas pede o início do afastamento para a próxima sexta-feira (6).

Na terça (3), o Conselho de Ética do Senado aprovou o relatório que recomenda a cassação de Delcídio. A expectativa é que ainda na manhã desta quarta, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado vote o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que deve dar um parecer favorável pela constitucionalidade e juridicidade da peça.

Conforme revelou a Folha de S.Paulo, a presidente Dilma Rousseff tem pressionado Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, a pautar a votação da cassação do senador Delcídio do Amaral no plenário da Casa antes da apreciação da admissibilidade do impeachment da petista, previsto para 11 de maio.

Delcídio foi líder do governo no Senado em 2015 até ser preso em 25 de novembro. Após o episódio, o senador relatou a interlocutores ter se sentido abandonado pelo PT e pelo Planalto, que condenaram as atitudes do parlamentar.

Solto em 19 de fevereiro, poderia ter retomado os trabalhos no Senado, mas tirou cinco licenças médicas seguidas e até hoje não retomou o exercício do mandato.

O senador já disse que pretende votar a favor do impeachment de Dilma, a quem apoiava até ser preso. É justamente por isso que a presidente quer impedir que ele participe da apreciação de seu afastamento.

Se o Senado não apreciar o caso ainda nesta quarta, o processo pode ser pautado para quinta (5) ou para a próxima terça (10)

Ferraço, que relata o caso na CCJ, disse à reportagem esta manhã não ter certeza se há prazo suficiente para votar a cassação de Delcídio no plenário ainda nesta quarta, uma vez que o senador precisa ser notificado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter