X

Política

Conceder linha do Metrô evita greve, diz secretário de Alckmin

Segundo ele, o modelo trará redução de custos operacionais para o governo do Estado e a manutenção do serviço de boa qualidade para a população

Folhapress

Publicado em 18/01/2018 às 15:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário criticou os metroviários que não aceitaram a determinação da Justiça do Trabalho / Diogo Moreira/A2 Fotografia/Fotos Públicas

O secretário estadual de transportes metropolitano Clodoaldo Pelissioni defendeu nesta quinta-feira (18) a concessão de linhas do Metrô à iniciativa privada, planejada pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo ele, o modelo trará redução de custos operacionais para o governo do Estado, a manutenção do serviço de boa qualidade para a população e, como efeito secundário, a não interrupção do sistema de transporte em caso de greve de funcionários.

"Os serviços das linhas 1, 2 e 3 são bem prestados pelo Metrô, é uma operação muito boa. O difícil é, por exemplo, quando é feita a greve por conta da reforma trabalhista [paralisação ocorreu em abril de 2017]. O Metrô não tem nada a ver com o tema", disse o secretário. "Nós acreditamos também que com isso [concessão de linhas] a gente pode ter a certeza de que o serviço será prestado todos os dias".

O secretário criticou ainda o fato dos metroviários não atenderem à determinação da Justiça do Trabalho. Na última terça, a justiça determinou que os funcionários mantivessem um efetivo de 80% nos horários de pico e 60% fora do pico.

O sindicato dos metroviários decretou greve na noite desta quarta-feira (17) e desde o início da madrugada desta quinta, parte dos funcionários cruzou os braços. Eles são contrários à concessão à iniciativa privada de duas linhas do Metrô, a 5-Lilás e 17-Ouro. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas está marcada para esta sexta-feira (19).

Atualmente, de nove linhas do Metrô em funcionamento, construção ou planejamento, apenas a linha 4-amarela é concedida. O plano do governo do Estado é aumentar este número ao longo dos próximos anos. O governo Geraldo Alckmin (PSDB) já anunciou ter planos de conceder sete das linhas do sistema.

Anualmente, o governo do Estado injeta cerca de R$ 600 milhões no sistema de metrô da cidade, para bancar as gratuidades e descontos concedidos a estudantes e a quem faça transferência entre o sistema de ônibus e o Metrô.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter