X

Política

Após impasse, Márcio Cabeça é o novo prefeito de Mongaguá

O político foi reconduzido ao cargo de vice e assumiu a prefeitura após uma decisão da 5° Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo

Rafaella Martinez

Publicado em 18/07/2018 às 18:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Márcio Cabeça (sem partido) é o novo prefeito de Mongaguá / Rodrigo Montaldi/DL

Chegou ao fim às 18 horas de hoje (18) um impasse que se arrastava por mais de 60 dias: Márcio Cabeça é o novo prefeito de Mongaguá. O político foi reconduzido ao cargo de vice e assumiu a prefeitura após uma decisão do juiz Bruno Nascimento Troccoli, da 5° Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A defesa de Cabeça, representada pelo advogado Douglas Guarnieri, havia recorrido ao TJ após uma liminar da 2ª Vara da cidade indeferir seu pedido de retorno ao cargo de vice-prefeito. Márcio Cabeça foi afastado do cargo por suposto envolvimento na operação Prato Feito, que foi deflagrada pela Polícia Federal no dia 9 de maio. Na ocasião, a determinação partiu do juiz da 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Alessandro Diaferia. Em sua decisão, o magistrado também estendeu a medida cautelar para outros 15 servidores públicos.

Apesar de ter sido publicada na noite da última terça-feira, a decisão do TJ foi recebida pelo Fórum de Mongaguá somente às 13h15 de hoje (18) e o oficial chegou à Prefeitura autorizando a entrada de Márcio às 18 horas.

Em seu primeiro discurso à frente do Executivo Mongaguaense, Cabeça destacou que fará uma auditoria interna nas finanças da Prefeitura.

“Precisamos entender como a máquina pública ficou nesses 70 dias de afastamento onde diversas medidas preocupantes foram tomadas, tais como o inchaço na folha de pagamento e o reajuste desproporcional dos servidores, que claro, merecem melhorias salariais, mas que receberam um valor orçado sem estudo de impacto por pura politicagem”, destacou.

Um carro de som entoando hinos católicos foi posicionado na frente da Prefeitura na chegada de Cabeça, que trajava uma blusa com versículos bíblicos e segurava um terço nas mãos.

“Me apeguei à fé nesses dias e sempre acreditei na justiça, principalmente na divina. Fui acusado por um erro que não cometi, pois como vice não participei de licitações e outros arranjos administrativos. O que todo mundo esquece é que por trás de mim há uma família inteira que foi julgada e sofreu nesse período. Vou provar minha inocência trabalhando pelo povo e pela cidade”, destacou. O novo prefeito se posicionou ainda sobre outros temas.

Impasses

“Pela ganância de poder foram feitas várias manobras políticas para negar meu retorno. Vemos tudo isso de forma triste, pois estamos preocupados com o bem da cidade e queremos fazer o melhor pelo povo nesses próximos dois anos e meio. As decisões do Supremo e do TJ foram claras e específicas e devem ser cumpridas”, destacou.

Auditoria interna

“Vamos apurar tudo o que aconteceu e garantir toda a transparência nesse processo de retorno. Mas é importante salientar que não vamos ficar um mês de braços cruzados apenas checando isso. Um grupo vai analisar enquanto nós vamos colocar a mão na massa e continuar os trabalhos que estão sendo feitos”.
Operação Prato Feito.

“A Polícia Federal foi até minha casa no dia 9 com um mandado de segurança e não encontrou nada, pois não há nada para esconder. Sou a pessoa que mais quer que tudo seja apurado para que a gente possa trabalhar com tranquilidade pelo bem da cidade”.

Grupos protestam contra e a favor de Márcio Cabeça

Enquanto o impasse jurídico não era solucionado, militantes contra e a favor de Márcio Cabeça ocuparam as calçadas ao redor do Paço Municipal. Com faixas e cartazes eles pediram mais rigor na investigação do vice-prefeito, investigado por suposto envolvimento na operação Prato Feito, que foi deflagrada pela Polícia Federal no dia 9 de maio.

Por outro lado, cerca de 50 pessoas a favor de Márcio Cabeça também ergueram cartazes e entoaram palavras de ordem pelo político. Houve um tumulto momentâneo entre ambos os grupos quando a comitiva do atual prefeito ingressou na prefeitura com a liminar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter