X

Política

Ao filiar Meirelles ao MDB, Temer diz que Constituição foi feita para evitar autoritarismo

Ele declarou que os deputados que escreveram o texto -grupo do qual ele fez parte- optaram por escolher a expressão de que o Brasil é um Estado Democrático de Direito para enfatizar isso

Folhapress

Publicado em 03/04/2018 às 16:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Temer confirmou recentemente que pretende concorrer à reeleição, mas a filiação de Meirelles também abre espaço para que o ministro possa ser o cabeça de chapa pelo MDB / Rodrigo Montaldi/DL

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (3) que a Constituição Federal foi feita para evitar que o Brasil pudesse resvalar no autoritarismo. Ele declarou que os deputados que escreveram o texto -grupo do qual ele fez parte- optaram por escolher a expressão de que o Brasil é um Estado Democrático de Direito para enfatizar isso.

"Nós tínhamos tanta ansiedade para estabelecer uma estruturação do Brasil por um sistema normativo constitucional do qual não se pode desviar, sob a pena de resvalar para o autoritarismo, que nós enfatizamos para Estado Democrático de Direito", disse.

A declaração foi feita durante evento do MDB para filiação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, à sigla. "E tenho certeza de que Meirelles incorporou essas ideias que são típicas do nosso MDB", disse.

Durante a cerimônia, o partido adotou tom de pré-campanha eleitoral, com direito a jingle. O Palácio do Planalto tenta viabilizar uma candidatura governista para as eleições de outubro. Ainda não há definição de quem ocupará o cargo. 

Temer confirmou recentemente que pretende concorrer à reeleição, mas a filiação de Meirelles também abre espaço para que o ministro possa ser o cabeça de chapa pelo MDB, caso a candidatura do presidente não se viabilize.

O emedebista adotou um discurso de defesa de seu governo durante a cerimônia, que acontece dias depois de vários de seus amigos terem sido presos por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) na operação Skala.

Esse é o segundo dia em que Temer fala em autoritarismo. Ao dar posse a novos ministros na segunda (2), o presidente fez uma crítica velada à ação da Polícia Federal autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF. 

Temer disse ainda ter assumido a Presidência da República por circunstâncias constitucionais, e que seu governo viveu um fenômeno curioso. 

"Durante as campanhas, as pessoas apresentam programas e, ao chegar ao governo, não mencionam", disse. Ao falar isso, ele disse que o MDB lançou o programa "Ponte para o Futuro", às vésperas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

"Apresentamos um programa para colaborar com o governo para mostrar que o MDB era um partido de ideia, e não apenas de política. Pensou-se que era um documento de oposição", disse. "Pela primeira vez alguém chega ao governo e executa um programa."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter