X

Política

'Antes tarde do que nunca', afirma Dilma sobre afastamento de Cunha

Ela lamentou, porém, que o peemedebista tenha conseguido presidir na "cara de pau o lamentável processo [de impeachment]" na Casa

Folhapress

Publicado em 05/05/2016 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dilma voltou a chamar o processo de impeachment de golpe e defendeu suas "escolhas" / Agência Brasil

presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou no início da tarde desta quinta-feira (5) que o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato na Câmara dos Deputados, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), ocorre "antes tarde do que nunca". Ela lamentou, porém, que o peemedebista tenha conseguido presidir na "cara de pau o lamentável processo [de impeachment]" na Casa.

"O início do processo de impeachment foi uma chantagem do senhor Eduardo Cunha, que pediu para o governo votos para impedir seu próprio julgamento na Comissão de Ética na Câmara. Nós não demos [os votos] e ele entrou com o pedido de impeachment. Esse impeachment é um claro desvio de poder, porque ele usa seu cargo para se vingar de nós porque nós não nos curvamos às chantagens dele", afirmou a presidente.

A fala de Dilma ocorreu durante a cerimônia de início da operação comercial da usina hidrelétrica de Belo Monte, na cidade de Vitória do Xingu, no Pará, onde a petista tocou a sirene inaugural da unidade. Ela chegou por volta das 11h à cidade e segue ainda para Santarém (PA), para uma cerimônia de entrega de unidades habitacionais.

"Hoje, antes de eu sair de Brasília, eu soube que o STF tinha afastado o senhor Eduardo Cunha alegando que ele estava usando seu cargo para fazer pressões, contrapressões, chantagens etc. A única coisa que eu lamento, mas eu falo, antes tarde do que nunca, é que infelizmente ele conseguiu, e vocês assistiram aos [deputados] Zé Geraldo [PT-PA], Beto Faro [PT-PA] e tantos outros votando contra [o impeachment], mas vocês assistiram também ele [Cunha] presidindo, na cara de pau, o lamentável processo na Câmara", disse.

Dilma voltou a chamar o processo de impeachment de golpe e defendeu suas "escolhas". "Tenho imenso orgulho das escolhas que fiz. Uma delas é a construção de Belo Monte como um legado para a população brasileira, para o povo dessa região do Pará. Eu escolhi investir no desenvolvimento de todas as regiões do país dando ênfase àquelas que mais precisam, como Norte e Nordeste. Foram escolhas baseadas no direito do povo brasileiro de escolher seus rumos, no direito à democracia."

Sem 'perdão aos golpistas'

Ela defendeu que a população repudie "qualquer processo que tenta dar um golpe para garantir que os sem-votos cheguem à Presidência". "Só a democracia respeita a vontade do povo. Se o povo não pode votar, como ele não apoiará aqueles que são contra eles? Por isso, temos que afirmar em alto e bom som: a democracia é o lado certo da história. Não haverá perdão da história para os golpistas."

Mais cedo, integrantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), indígenas e ribeirinhos aproveitaram a visita de Dilma a Belo Monte, no Pará, para fechar a rodovia BR-230, único acesso à usina. Interditada desde pelo menos as 7h, a estrada só foi liberada por volta das 8h30.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter